São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ranking 2008

Equilíbrio é o retrato da temporada

São Paulo, clube que mais pontuou no ano, marca somente cinco a mais que o Fluminense, o quarto no Ranking Folha

Na lista histórica, time do Morumbi amplia vantagem sobre Flamengo e Palmeiras e tem chance de protagonizar nova disparada em 2009

Ricardo Nogueira-7.dez.08/Folha Imagem
Muricy Ramalho, técnico do São Paulo, festeja o título do Brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

O retrato de 2008 do Ranking Folha de futebol é mais democrático, seja na distribuição dos pontos, seja na questão geográfica. Os quatro times que mais pontuaram na temporada são de quatro Estados diferentes do país, um fato bastante raro. No ano passado, por exemplo, todos os top 4 eram equipes paulistas ou cariocas.
Sem o domínio claro de um só time, apenas cinco pontos separaram o São Paulo, mais uma vez o líder da temporada, do Fluminense, o quarto colocado (Sport e Internacional dividiram o segundo lugar).
No ano passado, foram 12 pontos entre o time que mais pontuou, o Grêmio, e quem ficou em quarto, o Fluminense.
Muito equilíbrio em 2008, mas, em termos históricos, o São Paulo abriu ainda mais vantagem sobre seus mais próximos perseguidores.
O clube do Morumbi somou 25 pontos pelo título do Brasileiro -passou em branco nas demais competições.
Como Flamengo e Palmeiras, segundo e terceiro, respectivamente, só acumularam dez pontos cada um (por conquistas nos seus Estaduais), o São Paulo tem agora 116 pontos de vantagem sobre o clube do RJ e 118 em relação ao rival paulista.
A falta de clubes disparados na frente na temporada também evitou uma grande dança das cadeiras no Ranking Folha.
Entre os top 10, o único que perdeu posição foi o Santos. Até o ano passado, o time do litoral paulista dividia o quarto lugar com o Corinthians. Mas em 2008 só o clube do Parque São Jorge marcou pontos, com o vice na Copa do Brasil.
Além do time da Vila Belmiro, o único top 10 que não pontuou no ano foi o Vasco, que ainda foi rebaixado para a Série B, diminuindo suas chances de somar pontos no próximo ano. Mantendo-se no sexto lugar, o Vasco tem 18 pontos de vantagem sobre o Cruzeiro, o sétimo.
Já a disputa gaúcha só não ficou mais acirrada porque Inter e Grêmio tiveram performances próximas nos torneios computados pelo Ranking Folha. Os gremistas fizeram 15 pontos com o vice do Brasileiro e seguem em oitavo, um posto à frente do Inter, que somou 22 pontos com os títulos do Gaúcho e da Copa Sul-Americana, que pela primeira vez teve um clube brasileiro campeão.
No bloco intermediário, o maior destaque foi o Sport. Campeão pernambucano e da Copa do Brasil, a agremiação nordestina somou 22 pontos.
Isso não foi suficiente para fazer o time subir de posição, porém permitiu a ele se aproximar do título de representante do Nordeste de maior sucesso: 25 pontos separam o Bahia do Sport. Em 2007, eram 44.
Em 2009, o Sport está entre os cinco times que mais chances de pontuar terão, já que irá disputar a Taça Libertadores ao lado de São Paulo, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Em menos de duas décadas, São Paulo explode em pontos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.