São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holyfield perde decisão polêmica

Aos 46, norte-americano vê escapar chance de se tornar mais velho campeão da categoria máxima

Dois jurados dão vitória a Nikolai Valuev e um terceiro vê o empate, favorecendo russo que mantém título dos pesos-pesados

DA REPORTAGEM LOCAL

O norte-americano Evander ‘‘The Real Deal’’ Holyfield, 46, perdeu ontem, em Zurique, a oportunidade de se transformar no mais velho campeão dos pesos-pesados da história.
Holyfield perdeu por decisão polêmica em doze assaltos no final da tarde de ontem do gigante russo Nikolai Valuev, que manteve o cinturão da Associação Mundial de Boxe. Dois dos jurados deram a vitória a Valuev (116 a 112 e 115 a 114) e um terceiro viu empate (114 a 114). Após a decisão, o público aplaudiu Holyfield e vaiou Valuev.
Além de ser dez anos mais jovem do que o rival, Valuev tinha vantagem de 44 quilos, no peso, e 22 centímetros, na altura. Ele pesou 141 kg e mede 2,13 m.
Porém logo após o soar do gongo inicial ontem já ficaram evidentes as principais deficiências do russo: a sua falta de mobilidade e de velocidade, além de raramente ter acertar golpes potentes no desafiante.
A pegada demolidora, que se espera de um pugilista com a compleição física de Valuev, não foi vista. Na verdade, 15 das vitórias do russo aconteceram por pontos, assim como sua derrota para Ruslan Chagaev.
O desenho do combate desde o início foi o mesmo: Holyfield com muita movimentação e golpes velozes que, ocasionalmente, duas ou três vezes por assalto, conseguia se aproximar do russo e conectar. Depois do sétimo assalto, Holyfield passou a ficar mais estático, no entanto seguiu no controle.
‘‘Vi a luta de uma forma diferente dos jurados, mas não estou desapontado com minha performance’’, comentou Holyfield depois do combate.
‘‘Ele foi um adversário duro. O tamanho dele é o principal fator, porém ele luta bem.’’
Fazia mais de um ano que Holyfield não subia ao ringue. Em sua última apresentação, mostrou-se letárgico e sem precisão contra Sultan Ibragimov. O duelo, em novembro de 2007, valeu pelo cinturão da Organização Mundial de Boxe.
Acreditava-se naquela oportunidade que, em caso de derrota, Holyfield anunciaria sua aposentadoria. Ao ser questionado ainda sobre o ringue se era aquilo que faria, porém, Holyfield foi enfático: ‘‘Não, não é o fim de minha carreira’’.
Antes disso, entre 2002 e 2004, o americano chegara a sofrer três derrotas consecutivas, e teve a licença de pugilista suspensa pela Comissão Atlética do Estado de Nova York. Com o resultado de ontem, ‘‘Big’’ George Foreman se manteve como o mais velho campeão dos pesos-pesados de todos os tempos. Aos 45 anos, foi campeão da FIB e da AMB.
Os demais campeões dos pesados são Wladimir Klitshcko e o irmão Vitali. O primeiro detém os títulos da FIB e da OMB. Já Vitali obteve o cinturão do CMB ao bater por nocaute técnico o nigeriano Samuel Peter.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Juca Kfouri: Um país sem valores
Próximo Texto: Fifa: Entidade anuncia fim de suspensão ao Peru
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.