São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Robben, de novo de longe, salva Bayern na Copa dos Campeões

Atacante holandês marca de fora da área e alivia situação da equipe alemã

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Robben acertou dois chutes lindos contra a Fiorentina e o Manchester United, petardos de canhota que colocaram o Bayern de Munique na semifinal da Copa dos Campeões. Ontem, outra finalização com a perna esquerda do atacante holandês, essa desviada, deixou o time de Munique perto da decisão.
O 1 a 0 no Lyon em casa pode não dar a segurança que o time do técnico Louis van Gaal gostaria de ter para o jogo de volta na França, mas, diante da situação apresentada, o resultado foi ótimo. Ainda no primeiro tempo, o Bayern teve Ribéry, uma outra estrela ofensiva, expulsa.
O francês, por jogada violenta em Lisandro López, deixou o gramado ainda aos 37min do primeiro tempo. O Bayern era melhor na partida, mas passou a viver perigosamente com um a menos. A importância de Robben para o time ficou ainda mais clara. Ele tentava com jogadas individuais desmontar o sistema defensivo do Lyon.
Numericamente, os times ficaram iguais com dez minutos de jogo na segunda etapa -Toulalan foi expulso. E, com mais espaços, Robben deitou, rolou e chutou de onde está acostumado: da entrada da área pelo lado direito do ataque. Seu chute desviou ligeiramente na cabeça de Thomas Müller, o suficiente para enganar o goleiro Lloris. Muito por isso Robben foi eleito o melhor da partida.
Ele ainda teve pelo menos mais duas chances de aumentar o placar antes de ser substituído e ovacionado pelos torcedores do Bayern. Já na entrada dos times em campo o holandês roubava as atenções, atraindo as câmeras e os holofotes.
Tentando chegar à decisão da Copa dos Campeões pela primeira vez desde 2001, o Bayern poderá se classificar com derrota até por um gol de diferença, desde que faça ao menos um gol -perdeu de 3 a 2 de Fiorentina e Manchester United fora, achando gol salvador sempre com o pé esquerdo de Robben.
"Estou muito contente. Voltamos a demonstrar para toda a Europa que somos um time forte. Inclusive com dez jogadores", disse Van Gaal, técnico do Bayern que é conterrâneo de Robben. O treinador foi campeão continental com o Ajax em 1995 e tenta um bi pessoal.
O Bayern teve 66% de posse de bola ontem. Finalizou 16 vezes (o rival só quatro). Robben deu três arremates, dois certos (como o do gol com desvio).
Desde que foi liberado pelo Real Madrid e acertou com o Bayern, Robben anotou 20 gols. A fase do holandês impressiona e vai na contramão do momento de Ribéry, que responde por um suposto envolvimento em rede de prostituição de menores na França.
Ontem, o lateral-esquerdo brasileiro Michel Bastos, que tem sido chamado por Dunga, ficou no banco de reservas. Ele entrou no segundo tempo no Lyon, mas chamou mais a atenção por levar cartão amarelo.


Texto Anterior: Apoio: Dorival comemora torcida na final
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.