São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros terminam ofuscados em Belém

País registra vitória em só 3 das 16 provas do GP Brasil

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sede do GP Brasil, Belém viu poucos brasileiros assumirem papel de protagonistas na competição, que encerrou ontem o calendário de eventos internacionais do atletismo no país, após o GP2 do Rio e o GP Sul-Americano, em Fortaleza.
Nas 16 provas, os brasileiros subiram em dez pódios (20,8% das medalhas). Desses, apenas três venceram: Jadel Gregório (salto triplo), Fabiana Murer (salto com vara) e Raphael Fernandes (400 m com barreiras).
Por outro lado, o público de 32.569 pessoas que foi ao estádio Mangueirão viu 52 brasileiros ficarem fora do pódio (60,5% dos sem-medalha).
O desempenho não foi significativo até em provas em que era esperado o domínio nacional, como os 110 m com barreiras, na qual o país tem quatro atletas entre os 50 melhores do ranking: Matheus Inocêncio (11º), Redelen dos Santos (12º), Anselmo da Silva (25º) e Thiago Castelo Branco (45º).
Inocêncio, finalista dos Jogos de Atenas-04, ganhou o bronze, com o tempo de 13s59, ficando atrás do jamaicano Maurice Wignall e do norte-americano Joel Brown.
Até em provas em que o Brasil venceu não houve bom índice técnico. Raphael Fernandes levou o ouro nos 400 m com obstáculos, mas cravou 50s71, insuficiente para entrar entre as 70 melhores marcas do ano. Seus maiores rivais, o jamaicano Dean Griffiths (18º do ranking da prova) e o sul-africano Herbert Llewellyn (19º), tiveram desempenhos pífios.
A melhor marca nacional no masculino foi obtida por Jadel Gregório. O brasileiro superou o cubano Yoandri Betanzos com um salto de 17,45 m. "Deu tudo certo. O sol ajudou, a torcida compareceu e deu muita força", comemorou Jadel.
Quem tinha motivos para festejar era outro brasileiro, Jefferson Sabino, que levou a prata com 17,22 m -é a quinta melhor marca do ano. "É o melhor salto da minha vida."


Texto Anterior: Alento: GP vê nova marca no salto com vara
Próximo Texto: Basquete: Franca faz final conta Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.