|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Em casa, Massa tenta manter bom momento
Brasileiro, que mora em Mônaco e fez 28 pontos dos últimos 30 possíveis, busca diminuir vantagem de Raikkonen, líder do Mundial
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MÔNACO
Foram 28 pontos de 30 possíveis, em três circuitos em que
havia vencido em 2007. Resultado disso, Felipe Massa assumiu pela primeira vez na carreira a vice-liderança do Mundial de F-1, algo que um brasileiro não fazia desde março de
2005, com Rubens Barrichello,
seu antecessor na Ferrari.
Agora, em casa -mora em
Mônaco há três anos-, o ferrarista deseja "manter o momento" já nos primeiros treinos livres de hoje. No principado, as
atividades começam na quinta-feira, e a sexta é dia de folga.
"Estou muito motivado, quero manter a fase fantástica das
três últimas corridas e manter
o mesmo foco, ou seja, lutar pela vitória, mas sabendo que é
fundamental conseguir o maior
número possível de pontos
porque isso vai ser muito importante no fim do campeonato", afirmou Massa, que tem sete pontos a menos que seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, o líder do Mundial.
Escaldado pela "surra" que
seu time levou da McLaren no
ano passado, quando chegou
em terceiro, mais de um minuto atrás dos carros da equipe inglesa, Massa sabe que a tarefa
não será fácil. Mesmo a Ferrari
tendo vencido as quatro últimas corridas, das cinco já disputadas nesta temporada.
É por isso que o time italiano
vem trabalhando desde o ano
passado para não repetir na
prova de domingo, a sexta de 18
etapas, o desempenho de 2007.
A primeira medida foi "copiar" um expediente usado
com sucesso pela McLaren no
ano passado. Os ferraristas diminuíram a distância entre os
eixos do F2008, o modelo desta
temporada, o que melhora o
desempenho em pistas travadas, como Montecarlo, e em
curvas de baixa velocidade.
"É difícil dizer se melhoramos antes de ir para a pista", falou Raikkonen. "Mas fiquei
muito satisfeito nos treinos em
Paul Ricard [que simularam
um circuito travado]."
Mas não foi só. "Desde a corrida do ano passado começamos a trabalhar em estratégias
e acertos diferentes para Mônaco", explicou Massa. "Além
disso tentamos aumentar a
aderência mecânica do carro, já
que a pressão aerodinâmica
nesta pista é fundamental."
Neste ano também a corrida
promete ser mais dura para os
pilotos com o fim do controle
de tração, o dispositivo que impedia que as rodas patinassem.
Em Montecarlo, a falta do auxílio deve ser mais sentida.
Para piorar o cenário, é grande a chance de chuva no sábado, quando acontece o treino
que define o grid, e no domingo,
no momento da corrida -às 9h.
"Neste caso acho que vai ser
uma loteria", falou Massa, que
disse não se divertir nesta corrida. "Apesar de ter tido bons
resultados, não gosto de correr
aqui, prefiro circuitos de verdade, como Spa e Turquia."
"Quem for mais cuidadoso
vai ter mais chance de vencer,
mas o problema é que você começa a aprender as curvas no
molhado e vai querendo ver o
limite. E aqui, se você passa um
pouco dele, já está na parede."
NA TV - GP de Mônaco - treino livre
Sportv, ao vivo, às 9h
Texto Anterior: Revezamento: Após 3 dias de luto, China tenta cumprir cronograma Próximo Texto: Nelsinho diz que pressão não o abala Índice
|