São Paulo, sexta-feira, 22 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pela 1ª vez, Corinthians vê Ronaldo em baixa

Sem marcar, contundido e na mira do STJD, atleta vive instante sem brilho

Atacante é denunciado por causa de puxão de cabelo em volante do Botafogo e pode pegar até três partidas de suspensão no Brasileiro


PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde a estreia, em Itumbiara, até a final do Campeonato Paulista, Ronaldo viveu uma fase de crescimento progressivo em campo. Mas agora, pela primeira vez desde que voltou a jogar, o atacante passa por um instante "comum", sem o brilho que o tem acompanhado desde os primeiros toques na bola no interior de Goiás.
Em menos de dez dias, o camisa 9 entrou numa seca de gols, sofreu uma contusão muscular e ainda virou alvo de processo no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
Contra o Fluminense, Ronaldo completou sua terceira partida inteira e consecutiva sem anotar gols -a última vez que foi à rede foi contra o Atlético-PR, pela Copa do Brasil.
Este já é seu maior período de estiagem com a camisa corintiana, apesar de ter mantido sua média de duas finalizações por partida e de ter recebido mais vezes a bola do que normalmente acontece.
Segundo o Datafolha, Ronaldo tem uma média de 19 bolas recebidas por partida no ano. Nos três últimos duelos, ele foi procurado, em média, 22 vezes por seus companheiros.
E, para piorar a recente fase de baixa do Fenômeno, exames confirmaram a sua primeira contusão muscular desde que retornou aos gramados.
O centroavante sofreu uma contratura na panturrilha direita -a lesão, de acordo com ele, é o que o tem feito render menos nos últimos jogos.
Sua ausência no confronto diante do Barueri, amanhã, pelo Brasileiro, está confirmada.
Segundo o médico do Corinthians Paulo Faria, a lesão não é grave. Mas não é possível afirmar se o atacante terá ou não condições de atuar diante do Vasco, no duelo de ida das semifinais da Copa do Brasil -o mais provável, entretanto, é que ele esteja em campo.
"Foi uma lesão de grau um, leve. Temos que acompanhar o dia a dia. Não dá para fazer prognósticos", disse Faria.
Não bastassem os problemas comuns do dia a dia de um jogador, Ronaldo ainda caiu nas garras da Justiça Desportiva.
O lance em que ele puxou o cabelo do volante Fahel, do Botafogo, no último domingo, irá lhe custar a dor de cabeça de ter de se defender em processo no STJD. Ele foi denunciado pelo procurador Paulo Schmitt.
Sua atitude foi classificada como infração ao artigo 250 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) -por "ato desleal ou inconveniente".
O julgamento em primeira instância deve acontecer já na próxima terça-feira. Se condenado, Ronaldo pode pegar de um a três jogos de suspensão, que seriam cumpridos no Brasileiro, competição pela qual valia o jogo contra o Botafogo.
"O que ele representa para o país está preservado. Mas ele tem que ter um tratamento isonômico, como qualquer outro jogador", disse Schmitt.


Texto Anterior: Mais um: Ramires vai para o Benfica
Próximo Texto: Mata-mata: Time decide vaga em casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.