São Paulo, terça-feira, 22 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pan-07 no Rio é novo alvo do tribunal

DA REPORTAGEM LOCAL

A mira agora está voltada para o Pan-Americano de 2007.
O Tribunal de Contas da União acredita que o evento será uma das prioridades do Ministério do Esporte durante os próximos anos. E, justamente por isso, pretende escoltar passo a passo o que será feito no Rio.
A pasta de Agnelo Queiroz criou o Rumo ao Pan 2007 para destinar verba ao principal evento esportivo das Américas.
Como o Pan deve mexer com grande volume de dinheiro, o TCU quer fazer um acompanhamento do projeto. A fiscalização deve começar em julho ou agosto.
Entre 2004 e 2007, a pasta informou que deve investir R$ 172,7 milhões no Rumo ao Pan.
Na visão do tribunal, é importante iniciar desde já o acompanhamento, pois o programa vai investir em obras. Serão empregados recursos na construção e em reformas de diversas praças esportivas do Rio.
O TCU crê que, nesses casos, os efeitos estratégicos das verificações são mais eficientes quando as obras estão em andamento do que depois de finalizadas.
Outro programa que será acompanhado a fundo pelo órgão nos próximos anos é o Segundo Tempo, que sucederá o Esporte na Escola, criado em 2001.
É uma iniciativa conjunta do Ministério do Esporte e do Ministério da Educação e tem como objetivo democratizar o acesso à prática esportiva nas escolas.
Novamente, o volume de verba que o projeto deve movimentar fez o tribunal listá-lo como alvo de investigações. Entre 2004 e 2007, o Segundo Tempo deve receber R$ 138,6 milhões.
Ao contrário da Lei Piva, porém, os recursos do Ministério estão sujeitos a eventuais cortes orçamentários. Até maio, por exemplo, o Ministério dos Esporte gastou apenas 0,01% do que estava previsto. Ou seja: o valor que os projetos receberão pode mudar.
Para Orlando Silva Júnior, secretário-executivo da pasta, as fiscalizações do TCU nos programas Rumo ao Pan 2007 e Segundo Tempo são "muito positivas".
Segundo Silva Júnior, o TCU vai receber uma visita de membros do ministério nos próximos dias para apresentar detalhes da política que a pasta vai seguir. (GR)


Texto Anterior: O que é, o que é?: Órgão foi criado em 1890 para fiscalizar União
Próximo Texto: Outro lado: Ministério cita gestão FHC e quer novo rumo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.