São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldo é o mais "gordo" da Copa, revela preparador

Jogador pesa 90,5 kg; com 1,83 m de altura, tem IMC de 27,02, o mais alto entre os 736 jogadores deste Mundial

Segundo Moraci Sant'Anna, no início da preparação atacante estava 4 kg mais pesado e agora está a 0,5 kg de atingir seu peso ideal


DOS ENVIADOS A DORTMUND

Agora é oficial. Ronaldo é o jogador com a maior massa corporal da Copa do Mundo. O peso do atacante foi revelado ontem pelo preparador físico Moraci Sant'Anna após o treino de reconhecimento da seleção no estádio de Dortmund.
Segundo ele, o atleta já perdeu quase 5 kg desde que se apresentou à seleção, mas continua acima de seu peso ideal.
"Do dia da apresentação para a véspera do jogo contra a Austrália, ele tinha perdido 3,2 kg. De lá para cá, perdeu mais 1 kg. Está agora com 90,5 kg, meio quilo acima do peso considerado ideal por seu percentual de gordura. Mas um quilo a mais, um a menos, é desprezível nesses casos", disse ao Lancenet.
O episódio gerou mal-estar entre o atleta e o preparador. Moraci quebrou uma regra dos membros da comissão técnica da seleção. O médico José Luiz Runco já declarara que não divulgaria o peso do atleta por "questões éticas".
Mesmo mais leve, Ronaldo tem o maior IMC (índice de massa corporal) da Copa. O IMC classifica as pessoas por uma conta que considera o peso e a altura. O IMC do jogador, de 1,83 m de altura, é de 27,02 -acima de 25, a pessoa é considerada com sobrepeso. Ronaldo é o único dos 736 jogadores que está acima de 27.
Em entrevista à Folha no ano passado, Ronaldo declarou estar com 87 kg. Mesmo assim, se fosse três centímetros mais alto, ele ainda teria sobrepeso.
Os problemas com o peso fizeram Ronaldo realizar preparação física diferenciada dos demais. Moraci, em seu blog, afirmou ontem que o atleta fez trabalho específico, com intervalos na bicicleta ergométrica. "Ele suportou a carga máxima, fazendo muito bem os exercícios", escreveu o preparador.
"Estou muito animado para esse jogo, sentindo-me bem fisicamente e sei que jogarei ainda melhor contra o Japão", disse Ronaldo, que, segundo seu site, o qual informa que ele pesa 86 kg, "participou com desenvoltura do trabalho tático comandado por Parreira" na tarde de anteontem. Na atividade, ele se movimentou pouco e teve o pior aproveitamento, entre o grupo, nas finalizações.
A relação com a balança não foi o único contratempo enfrentado por Ronaldo até o Mundial. O atleta já sofreu com bolhas no pé esquerdo, com uma virose e foi parar no hospital por conta de tonturas. (EDUARDO ARRUDA, PAULO COBOS, RICARDO PERRONE E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: COPA 2006
Problema técnico

Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.