São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Datafolha na Copa

Um confronto inédito

FABIO TURA
DO DATAFOLHA

Brasil x Gana. Se este for o confronto que espera a seleção nas oitavas-de-final, pela primeira vez na história o Brasil pegará um representante africano no mata-mata.
O inédito confronto ante africanos esteve perto de ocorrer nos últimos dois Mundiais. Em 2002, a seleção do Senegal foi eliminada pela Turquia apenas na prorrogação das quartas-de-final. E foram os turcos que cruzaram o caminho brasileiro na semifinal, vencida por 1 a 0.
Em 1998, quando a Nigéria exibia um futebol habilidoso e parecia candidata ao título, foi goleada pela Dinamarca nas oitavas. Nas quartas, Brasil 3 x 2 Dinamarca.
Quando Gana enfrentar os Estados Unidos às 11h de hoje, defenderá a tradição de 20 anos de pelo menos um africano participar das oitavas-de-final desde 1986. Marrocos (1986), Camarões (1990), Nigéria (1994), Nigéria (1998) e Senegal (2002) foram as equipes que avançaram às fases seguintes do Mundial.
Quem também ostenta histórico de não cair cedo é a Itália, que não sai na primeira fase desde a Copa de 1974, a primeira na Alemanha.
Um confronto que seria inédito em Copas ocorreria entre Brasil e República Tcheca. Diferentemente de Brasil x EUA, confronto realizado oitavas-de-final de 1994. E justamente com Parreira como técnico, vitória brasileira por 1 a 0, gol de Bebeto.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Juca Kfouri: Inveja dos hermanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.