São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estádio de Natal volta à estaca zero

Governador potiguar cancela os contratos com as duas empresas que elaboraram projeto da Arena das Dunas

DE SÃO PAULO

Uma decisão do governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, pode ter comprometido ainda mais a situação de Natal como sede da Copa de 2014.
A cidade, única das sedes que não havia lançado ainda edital de licitação para obras no estádio, está momentaneamente até mesmo sem um projeto de arena.
Ontem, o governador decidiu cancelar os contratos com o Grupo Stadia, responsável pelo estudo complementar da Arena das Dunas, e a Populous Arquitetura, que faria o projeto principal.
As empresas haviam sido contratadas para elaborar o projeto com dispensa de licitação, devido à sua "notória especialização". Os projetos estavam orçados em R$ 27,5 milhões, o valor mais alto entre os de todas as arenas para o Mundial de 2014.
Segundo o governo potiguar, um novo formato está sendo avaliado para evitar disputas judiciais que poderiam atrasar ainda mais as obras do novo estádio.
"Decidimos reavaliar o contrato com as empresas e vamos encontrar, ainda nesta semana, um novo formato para a realização dos projetos", disse o governador do Rio Grande do Norte.
Souza minimizou os efeitos do cancelamento dos contratos sobre o andamento das obras na Arena das Dunas. "Essa mudança não irá acarretar em atrasos para a Copa, bem como trará total transparência ao processo."
Os dois contratos foram analisados e têm parecer jurídico favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Segundo o Grupo Stadia, a empresa jamais se recusou a participar do processo de licitação e a dispensa foi decisão exclusiva do governo.
"A empresa já entrou em contato com o governo potiguar para garantir que a decisão não atrapalhe o cronograma de obras e acarrete em atrasos que possam prejudicar a candidatura de Natal a sede da Copa", declarou a empresa, em nota. (EDUARDO OHATA E MARIANA BASTOS)


Texto Anterior: Juca Kfouri: A escolha do técnico
Próximo Texto: Curitiba deve definir situação de sua arena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.