São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Mundial júnior, brasileira supera hiato

Geisa Arcanjo, 18, atleta do arremesso de peso, dá ao país primeiro título em 16 anos

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

Ao arremessar o peso a 17,02 m e sagrar-se campeã mundial júnior na prova, ontem, no Canadá, Geisa Rafaela Arcanjo, 18, cumpriu promessa feita três anos atrás a sua técnica Fátima Germano e quebrou jejum brasileiro.
Desde 94, o país não leva ouro na competição. O último fora do brasiliense Clodoaldo Gomes, nos 20 km.
Geisa prometera a medalha após fracassar no Mundial da Juventude, em 2007, quando terminou em 12º.
A atleta, da Asa (Associação Sertanzina de Atletismo), de Sertãozinho, chegou a Moncton, sede do Mundial, como a segunda melhor do mundo no júnior, só atrás da chinesa Oiangian Meng.
Ontem, a paulista superou a asiática por oito centímetros- Meng fez 16,94 m. "Estou feliz, é como se ainda estivesse dando a volta olímpica", disse à CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).
Mas Fátima não ficou feliz.
Desde maio, Geisa trocou os treinos no Ibirapuera com a técnica, que duravam quatro anos, pelos do cubano Justo Navarro, em Uberlândia, onde fica centro da CBAt.
"Eu não vibrei com o resultado", lamentou Fátima.
Natural de São Roque (SP), filha de um pedreiro e uma dona de casa, Geisa foi para Minas a convite da CBAt. O Brasil compete no Canadá com 20 atletas.


NA TV
Mundial júnior
19h30 Sportv 2




Texto Anterior: Para Lewis Hamilton, GP alemão é crucial
Próximo Texto: Fabiana Murer compete em Mônaco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.