São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Mentiras e inverdades 2

CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

Por conta do texto sobre ética e credibilidade, publicado aqui há duas semanas, recebi comentários interessantes. Destaco um trecho de uma bem-humorada crônica que remete ao conceito de que "o caminho é o destino", a forma de fazer é tão importante quanto o feito em si:
"Toca o telefone. Do outro lado, a voz inconfundível do meu amigo Gerson, alpinista paraguaio.
- Cara, você não vai acreditar. Vou voltar para o Everest. Desta vez sem oxigênio, disse Gerson.
Pablo: "Mas você não falou que ia escalar várias montanhas pela Europa...".
- Eu ia, mas tenho que ir pro Everest agora. Não posso deixar a concorrência me passar. Senão, ela é que será chamada para dar palestras, entrevistas. E aí como é que ficam os meus negócios?
- Mas será que você consegue escalar o Everest sem oxigênio?
- Já montei todo o esquema. Vou fazer igual das outras vezes. Contrato uns alpinistas bons, que até pagariam para ir. Os babacas carregam as mochilas, instalam as cordas fixas, montam os acampamentos, enfrentam as avalanches, as gretas e tudo o mais. Aí, vou lá e subo pela corda. É cume na certa. E eu é que fico famoso. Nas entrevistas coletivas, só eu falo. Aí consigo mais patrocínios. Não é uma p... idéia?!?
- Mas você não vai ajudar seus companheiros?
- Vou dar uma ajudazinha, né. Só pra ninguém ficar me difamando depois. Vou como ídolo, não como alpinista. Você sabe que esse negócio de escalar cansa.
- E você vai ficar sem fazer nada no campo-base?
- Como nada?!? Aí que entra meu talento. Eu sou um homem de marketing. De visão! No Paraguai chamam isso de "empreendedorismo". Eu fico no base enviando e-mails para a mídia. Invento um monte de coisas. Falo de tempestades enormes, perigos assustadores, atos heróicos... Os caras não entendem quase nada de alpinismo mesmo! Além de ganhar mais espaço na mídia, eu valorizo a escalada. É o segredo.
- E se os caras que você está levando não conseguirem montar a via direito. Sem oxigênio no Everest é fogo.
- Como você é ingênuo!! Eu já pensei em tudo. É claro que eles estarão COM oxigênio. Só eu que não. Não posso dar a chance de nenhum deles dar uma de espertinho e chegar lá em cima sem oxigênio antes de mim. Não vou dividir essa glória com ninguém.
- E se, mesmo assim, você não conseguir?
- O quê? Tá duvidando de mim? É claro que consigo!!!!! Se for preciso, eu pego a garrafa de um deles e durmo com ela!!!! Quem vai saber?!? Escrevo um livro contando a minha versão e pronto. Entro para a história!!!
- E se um deles, na volta ao Paraguai, contar para alguém que você usou oxigênio, que você subiu pelas cordas?
- Duvido. Primeiro, eu sou muito mais famoso e tenho mais contatos na mídia. Ninguém vai acreditar no cara. Depois, eles sabem que, se contarem, perdem a mamata. Nunca mais levo o cara pra montanha nenhuma. E ainda ameaço processá-lo.
- Mas há jornalistas investigando seus feitos. Eles são espertos, vão descobrir a verdade.
- E descobrirem que foram enganados todos esses anos? Que foram trouxas? Eles vão preferir esquecer esse assunto...".
A íntegra da crônica está no site: www.revistatrip.com.br.

Perna francesa
O surfista catarinense Teco Padaratz, quebrando um jejum que já durava seis anos, foi o vencedor da 26ª etapa do WQS (divisão de acesso do surfe internacional), disputada em Lacanau, na França. Tratou-se da segunda vitória brasileira consecutiva. O Campeonato Mundial de surfe prossegue com mais uma etapa seis estrelas em Hossegor.

Vert em Manaus
Interesses políticos estão ameaçando a realização do Ecosystem, o festival ecológico de música eletrônica no qual será realizada a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de skate este fim de semana, no Amazonas.

Kitesurfe
Começa hoje em Arraial do Cabo, no Rio, a primeira etapa do circuito Kite Pro Tour deste ano.

E-mail sarli@revistatrip.com.br



Texto Anterior: Basquete: Seleção dá adeus ao país com vitória
Próximo Texto: Futebol: Murtosa estréia com Palmeiras em caos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.