UOL


São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

Cartola enaltece gestão e evita falar da Sudam

DO PAINEL FC

José Arthur Guedes Tourinho está na terceira gestão como presidente do Paysandu, mas ficou conhecido nacionalmente por outras atividades.
Ele foi um dos pivôs do escândalo da extinta Sudam, no qual o hoje deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) foi acusado pelo Ministério Público de comandar grupo que desviou R$ 132 milhões do órgão.
Tourinho foi superintendente da Sudam no período investigado. Chegou a ser preso. Os processos contra ele e Barbalho ainda correm na Justiça.
Como cartola, Tourinho é famoso pela intempestividade. Foi suspenso pelo STJD por ter ofendido o presidente da Federação Paraense, Antônio Carlos Nunes de Lima, ao não se conformar com a eliminação do clube das finais do Estadual.
Também foi acusado de invadir o vestiário dos árbitros, após derrota do Paysandu para o Águia de Marabá, e ter agredido o juiz Kléber Ribas.
À Folha, Tourinho se gabou de sua gestão ("O time já aparece em rankings, foi bem na Libertadores. Não preciso nem comentar o nosso sucesso"), mas evitou falar da Sudam: "Não tenho condições de falar sobre isso agora. Estou enrolado no trânsito". (FÁBIO VICTOR)

Texto Anterior: Futebol: STJD agora ameaça eliminar o Paysandu
Próximo Texto: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.