São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

Mais pesado e alto finalista do salto triplo muda a dieta em nome do pódio

Jadel corta paçoca para voar em busca de medalha

ADALBERTO LEISTER FILHO
ENVIADO ESPECIAL A ATENAS

MARIANA LAJOLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Queijo branco, filé de frango grelhado, pão integral e mamão com aveia são algumas das armas que foram usadas por Jadel Gregório para melhorar seu desempenho na final do salto triplo, que será hoje, a partir das 14h10.
O brasileiro passou por um regime especial para perder peso e alcançar um melhor resultado na Grécia. "Ele não tem muita gordura na composição corporal [cerca de 9%]. Acho que, se perdesse 2 kg, teria um impacto menor", diz o técnico Nélio Moura.
O físico de pivô de basquete -2,02 m e 102 kg- destoa de seus rivais. Jadel é o mais alto e o mais pesado entre os finalistas. O inglês Phillips Idowu, o segundo mais "gordinho" da turma, é 13 kg mais leve do que Jadel, 23, fã confesso de coisas que sua dieta não lhe permite comer. "Amo paçoca. Como a caixa inteira se deixar."
Fora isso, o maior obstáculo de saltador, o sueco Christian Olsson, 24, campeão mundial, tem físico de Olívia Palito: 1,93 m e 75 kg. Por causa de seus "vôos", ele é chamado de "Pernas de Pássaro".
A distância da mãe, Neuza, que mora em Marília (SP), é um dos problemas de Jadel, que vive sozinho, em São Paulo, e tem preguiça de cozinhar. "Fora das competições, não como direito. Esqueço as frutas entre as refeições e peço pizza. Quando estou competindo, é mais fácil. A comida está pronta. É só pôr no prato", diz ele, que chegou a pesar 107 kg em 2003.
Para evitar sobrepeso, Jadel foi orientado pela nutricionista Tânia Rodrigues dos Santos.
"Ele é disciplinado. Aprendeu a comer. As pizzas não atrapalham no treino. Mas em competições sim, pois têm mais gordura do que carboidrato", diz Tânia. Ela indicou o que ele deveria evitar hoje: carne vermelha, feijão e verduras cruas -que provocam gases e prejudicam a impulsão.
Após a eliminação de Melvin Lister (EUA), dono do melhor salto em 2004 (17,78 m), Jadel se diz confiante. "Ganhará quem saltar longe. Eu vou saltar longe." Ele tem a melhor marca do ano entre os finalistas (17,72 m).


NA TV - Atletismo, Sportv, ao vivo, a partir das 13h


Texto Anterior: Tênis: Torneio mais difícil vê zebras na decisão
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.