São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA

Pelé diz que Rio-2016 é incentivo para esportes

Ex-atleta elogia time feminino e critica o masculino

EDUARDO OHATA
ENVIADO ESPECIAL A PEQUIM

Apesar do desempenho do Brasil em Pequim -o país tinha até o início da noite de ontem oito medalhas, sendo uma de ouro-, Pelé crê que a candidatura a sede dos Jogos-2016 já provocou um impacto positivo.
Segundo Pelé, que foi à China como embaixador da candidatura (prefere o termo "voluntário"), ""só o fato de o Brasil ser candidato já incentiva os atletas a se prepararem melhor para competições". Ele cobrou apoio do governo às modalidades amadoras. ""Não é só a candidatura a responsável por uma boa performance dos atletas."
""Espero que, nos outros esportes [fora o futebol], o governo tenha consciência e passe a apoiá-los. Mesmo sem muito apoio do governo, o Brasil vem se destacando nos esportes."
O governo federal dirigiu ao esporte de alto rendimento, fora o futebol, mais de R$ 1,2 bilhão no último ciclo olímpico.
Pelé já mostrou trabalho como embaixador. Ao responder a um jornalista mexicano, usou argumento que ouvira de Carlos Roberto Osório, secretário-geral do COB e da comissão de candidatura Rio-2016.
Osório defendera que uma vitória do Brasil seria dos países sul-americanos. Pelé estendeu as fronteiras para a América Latina. ""Somos da mesma família [brasileiros e mexicanos]. Aproveito para pedir aos mexicanos que comecem a apoiar o Brasil", pediu Pelé.
Ele criticou a seleção masculina de futebol e elogiou a feminina. ""[No masculino] tínhamos bons jogadores, mas nunca haviam jogado juntos. Pecou-se na preparação. É um prazer ver a Marta, a Cristiane. Mereciam pelo menos o empate."
Ele diz que há uma precipitação na definição de craques. ""No Brasil, tem que parar com a mania de fazer craques antes de eles estarem preparados. Agora, o jogador faz um jogo, faz um gol, e já está na seleção."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.