São Paulo, sábado, 22 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Substitutos de Massa e Nelsinho vivem clima de primeira vez na F-1

DA ENVIADA A VALENCIA

Para Romain Grosjean, foi a primeira vez. Para Luca Badoer, não. Mas foi praticamente como se tivesse sido. Se o primeiro realizou o sonho chegar à F-1, o segundo pôde estrear em um fim de semana de GP pela Ferrari.
Por coincidência, eles substituem brasileiros em Valencia. Badoer ocupa a vaga de Felipe Massa, que se recupera do acidente na Hungria. E Grosjean herdou o posto de Nelsinho Piquet, dispensado pela Renault.
Mas a semelhança para por aí. Mais velho piloto no grid do GP da Europa, aos 38 anos, o italiano soma mais de 131 mil quilômetros de testes em carros de F-1 -faz isso na Ferrari desde 1999.
Mas Badoer disputou sua última prova na F-1 há nove anos. "Não me preocupo porque, nesses milhares de testes, percorria a distância de dois GPs por dia", falou ele, que se disse "surpreendentemente calmo".
Ontem, virou motivo de piada ao levar três multas por excesso de velocidade no pit lane -que somaram 5.400- e foi chamado a dar explicações aos comissários.
Nos treinos, foi 20º e 18º.
"Considerando que não piloto há oito meses e que nunca tinha andado aqui, estou satisfeito", disse o primeiro italiano a guiar pela Ferrari em 15 anos -ele tem 48 GPs de F-1 no currículo, por Lola, Minardi e Forti.
Já a experiência de Grosjean na F-1 resumia-se a testes em linha reta -os únicos permitidos. "Fiz uns três ou quatro neste ano e um ou dois no ano passado", disse o primeiro francês na Renault em 24 anos -ele nasceu na Suíça, mas se naturalizou.
Nos treinos, foi 17º e 13º.
Com currículo que inclui títulos na GP2 asiática e na F-Renault francesa, Grosjean, 23, não cria expectativas para a estreia. "Vou tentar não cometer erros. Se eu chegar ao final da temporada com um ou dois pontos, estará bom", disse ele, que, até assumir a vaga de Nelsinho, trabalhava em banco na Suíça como gestor de investimentos para "manter os pés no chão". (TC)


Texto Anterior: Brawn ressurge, e Red Bull patina nas ruas de Valencia
Próximo Texto: Até 2011: Vettel estica seu contrato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.