São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2004

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MEMÓRIA

Xangai investe pesado para não repetir fiasco

DO ENVIADO A XANGAI

Desde meados da década passada, a China tentava receber a F-1. O país chegou a integrar o pré-calendário para 1998, com o circuito do Zhuhai, mas perdeu a chance porque a pista não se enquadrava nos padrões da categoria.
Xangai não quis passar pelo mesmo vexame. E gastou para isso. A cidade está pagando US$ 20 milhões a Bernie Ecclestone pelo direito de receber a prova. "O evento já está começando a se pagar", disse Yu Zhifei, diretor do circuito.
Só com a venda dos 150 mil ingressos -outros 50 mil foram dados a patrocinadores-, foram arrecadados US$ 36 mi.
O circuito foi projetado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, o mesmo que desenhou Sepang (Malásia) e Sakhir (Bahrein) e remodelou Zeltweg (Áustria), Hockenheim e Nurburgring (Alemanha). Sua grife é meio caminho para conseguir o aval da FIA.
"Xangai me procurou querendo erguer um autódromo mais eficiente e moderno que o de Sepang. Não gosto de comparar minhas obras, mas acho que ele está bastante satisfeito com o que fizemos", disse Tilke, protegido de Ecclestone.
No ano que vem, um novo circuito com a assinatura do arquiteto vai estrear na F-1: o de Istambul, na Turquia. (FSX)


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