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MEMÓRIA
Xangai investe pesado para não repetir fiasco
DO ENVIADO A XANGAI
Desde meados da década
passada, a China tentava receber a F-1. O país chegou a integrar o pré-calendário para
1998, com o circuito do Zhuhai,
mas perdeu a chance porque a
pista não se enquadrava nos
padrões da categoria.
Xangai não quis passar pelo
mesmo vexame. E gastou para
isso. A cidade está pagando
US$ 20 milhões a Bernie Ecclestone pelo direito de receber
a prova. "O evento já está começando a se pagar", disse Yu
Zhifei, diretor do circuito.
Só com a venda dos 150 mil
ingressos -outros 50 mil foram dados a patrocinadores-,
foram arrecadados US$ 36 mi.
O circuito foi projetado pelo
arquiteto alemão Hermann
Tilke, o mesmo que desenhou
Sepang (Malásia) e Sakhir
(Bahrein) e remodelou Zeltweg
(Áustria), Hockenheim e Nurburgring (Alemanha). Sua grife
é meio caminho para conseguir
o aval da FIA.
"Xangai me procurou querendo erguer um autódromo
mais eficiente e moderno que o
de Sepang. Não gosto de comparar minhas obras, mas acho
que ele está bastante satisfeito
com o que fizemos", disse Tilke, protegido de Ecclestone.
No ano que vem, um novo
circuito com a assinatura do arquiteto vai estrear na F-1: o de
Istambul, na Turquia.
(FSX)
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