São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vôlei sofre pane antes de Mundial

Time de Bernardinho é massacrado pela Alemanha e liga sinal de alerta

MARIANA BASTOS
DE SÃO PAULO

Restando somente quatro dias para o início do Mundial de vôlei, na Itália, a seleção brasileira masculina sofreu um apagão ontem em seu terceiro amistoso na Alemanha.
Em somente uma semana, o time comandado por Bernardinho perdeu pela segunda vez na história para os alemães, que ocupam apenas a modesta 11ª posição no ranking mundial. A derrota de ontem foi por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/21 e 25/19.
"Sem tirar os méritos da Alemanha, esta foi uma das piores partidas que fizemos nestes dez anos", reconheceu Bernardinho. "O time foi se abatendo com os erros e não conseguiu encontrar o caminho de volta. Foi uma questão de postura."
O técnico não conseguiu colocar em quadra sua formação ideal para a estreia do Brasil no Mundial, que será no sábado contra a Tunísia.
Após sentir dores nas costas no aquecimento, Dante acabou substituído antes do jogo por Giba. Já o levantador Marlon, com problemas fisiológicos, cedeu lugar a Bruno. Os meios de rede Sidão e Lucas, o oposto Leandro Vissotto e o líbero Mário Jr. completaram a equipe inicial.
Considerada quase sempre favorita ao título nas competições durante a era Bernardinho, a seleção masculina ontem demonstrou uma vulnerabilidade rara: a incapacidade de converter seus ataques em pontos.
"Hoje [ontem] foi a primeira vez que vi o time perdendo a cabeça por não conseguir colocar a bola no chão", avaliou o central Rodrigão, que está na seleção há dez anos.
"Jogamos bem abaixo da nossa capacidade. Nosso aproveitamento no ataque ficou na faixa dos 30%. O Bruno tentou todas as possibilidades de ataque e nada deu certo", acrescentou.
Para Rodrigão, a derrota terá um efeito positivo sobre o grupo, pois trouxe lições para o Mundial. "É bom perder agora porque esse jogo não vale nada, serviu somente de preparação. Aprendemos que, se jogarmos contra um time que defende tão bem como os alemães, não podemos perder a cabeça. Temos que manter a concentração para virar as bolas."
A seleção brasileira, que compõe o Grupo B ao lado de Espanha, Cuba e Tunísia, deve embarcar hoje para a Itália. A estreia do Brasil no Mundial será no sábado, às 12h, contra os tunisianos.


Texto Anterior: A rodada: Rio e Goiânia sediam clássicos locais hoje
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.