|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MEMÓRIA
Atletas ajudam empresas a forjar imagem e marca
DA REPORTAGEM LOCAL
Muitas empresas e marcas
de cigarro encontram no esporte uma forma de formar
e consolidar sua imagem.
Uma das mais famosas relações entre propaganda tabagista e esporte no Brasil
aconteceu na década de 70.
O tricampeão mundial Gerson imortalizou o slogan
"Você também gosta de levar vantagem em tudo, certo?" e acabou gerando a famigerada "lei de Gérson".
Os cigarros Vila Rica, dos
quais era garoto-propaganda, agradeceram o sucesso.
Outros atletas ligados ao
futebol também ajudaram a
difundir o cigarro, mas apenas pelo uso. Uma listagem
rápida contabiliza o holandês Cruyff, o inglês Gascoigne, o francês Platini, o dinamarquês Elkjaer-Larsen, o
italiano Riva, os argentinos
Ardiles e Passarella e o brasileiro Sócrates.
Eles não só assumiam o vício como, muitas vezes, deixavam-se fotografar com cigarros entre os dedos.
O maior símbolo de ligação esporte-tabaco, no entanto, está na F-1. Dezenas
de pilotos já colocaram sua
imagem a serviço das empresas, também patrocinadoras de suas equipes e
eventos da modalidade.
A Philip Morris, fábrica do
Marlboro, por exemplo, já
patrocinou ou patrocina
Emerson Fittipaldi, Ayrton
Senna, Raul Boesel e Rubens
Barrichello, entre os brasileiros. Em outras categorias do
automobilismo aparecem
Gil de Ferran, Hélio Castro
Neves, Tony Kanaan etc.
Fittipaldi chegou até a fazer lobby no Congresso pela
não-proibição da propaganda tabagista.
Texto Anterior: Atletismo: Herói chinês rema contra onda e vai vender cigarro Próximo Texto: Beisebol: Boston aplica virada inédita e tira NY Yankees Índice
|