São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inglaterra dá vexame e está eliminada

Estelar seleção inglesa, que precisava só de empate, perde para Croácia em pleno Wembley e fica fora da Eurocopa-2008

Rússia conquista a vaga na competição, e resultado pode pôr fim ao contestado trabalho de Steve McClaren no badalado English Team


DA REPORTAGEM LOCAL

O lendário estádio de Wembley foi reinaugurado há menos de um ano, mas o tempo já é suficiente para ele ser palco de uma história de desilusão para o futebol inglês. Diante de sua torcida, a seleção da Inglaterra deu vexame e foi eliminada ontem da Eurocopa-2008.
Precisando apenas de um empate para assegurar vaga na fase final do torneio europeu de países, o time inglês levou um 3 a 2 da Croácia e deixou a vaga escapar para as mãos da Rússia, comandada pelo badalado técnico holandês Guus Hiddink.
A Inglaterra fica pela primeira vez de fora de um nobre torneio desde o Mundial-94. Será a grande ausência na disputa na Áustria e na Suíça, em junho.
O tradicional English Team contou com a maioria de suas principais estrelas, como Beckham, Gerrard e Lampard, mas não foi capaz de jogar o suficiente para avançar.
O treinador da Inglaterra, Steve McClaren, que se sustentou incrivelmente no cargo até ontem, tem a cabeça a prêmio agora em seu país.
O técnico, que herdou o lugar após a saída do sueco Sven-Göran Eriksson e do fracasso da federação inglesa na tentativa de contratar Luiz Felipe Scolari, já vinha sendo questionado sobre sua competência para o cargo por não conseguir fazer render uma das gerações mais talentosas do futebol inglês. E, novamente, o nome de Scolari deve aparecer entre os cotados para ficar com a missão de levantar o moral da Inglaterra.
Os croatas, que já estavam classificados, por sua vez, ganharão carros de presente pela vitória épica de ontem. O bilionário russo Leonid Fedun, dono do Spartak Moscou, prometeu quatro Mercedes aos melhores jogadores da Croácia no jogo, do qual dependia a Rússia.
No dramático confronto em Wembley, McClaren começou com só um atacante, Crouch -Rooney e Owen estão contundidos. Beckham ficou no banco de reservas e apenas viu os visitantes saírem na frente, com Kranjcar e Olic. Estava 0 a 2 antes dos 15min de jogo. O goleiro Robinson cometeu falha incrível no primeiro gol -já cometera no duelo na Croácia.
No segundo tempo, com Beckham em campo, os ingleses melhoraram e chegaram ao empate. O primeiro veio de um pênalti (extremamente duvidoso) convertido por Lampard. O segundo surgiu após assistência perfeita de Beckham para Crouch dominar e fuzilar.
Porém, aos 32min da etapa final, Petric acertou potente chute no canto esquerdo de Robinson -até derrubou a toalha do goleiro pendurada na rede.
A Inglaterra tentou no desespero novo empate no final, mas quase tomou outro gol. Será a única campeã mundial do continente fora da Eurocopa-08.
(RODRIGO BUENO)


Texto Anterior: Paraguai: Equipe bate Chile e assume liderança
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.