São Paulo, domingo, 22 de novembro de 1998

Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time paulista precisa vencer para jogar terceira partida pelo empate
Palmeiras tenta recuperar vantagem contra Cruzeiro

da Reportagem Local

O Palmeiras tenta aproveitar o fato de jogar em casa para vencer hoje o Cruzeiro e recuperar a vantagem na disputa com o clube mineiro por um lugar nas semifinais do Campeonato Brasileiro.
Com um triunfo por qualquer resultado na partida, que começa às 18h30 no Parque Antarctica, precisará de um empate no terceiro jogo, na próxima quarta-feira.
Se apenas empatar, será o Cruzeiro que buscará um novo resultado igual. Mas se o Cruzeiro, que ganhou a primeira partida por 2 a 1, bater de novo o Palmeiras, será semifinalista sem necessidade do terceiro confronto.
É o quinto jogo entre os times no ano. Nos quatro primeiros, venceu sempre quem atuou em casa: o Palmeiras, uma vez, e o Cruzeiro, três.
Em desvantagem, o time de Luiz Felipe Scolari pretende atacar.
Contribui para essa postura o fato de que uma vitória da equipe mineira hoje elimina o Palmeiras do campeonato.
"É óbvio que é melhor garantir a vitória já nesse jogo. Por isso, vamos ser mais ofensivos. Eu, por exemplo, terei mais liberdade de subir para o ataque do que tive na primeira partida", declarou o lateral-direito Arce.
Na derrota por 2 a 1, em Belo Horizonte, o técnico Luiz Felipe Scolari posicionou o time de forma defensiva, tentando alcançar o empate que manteria a vantagem palmeirense. Scolari até orientou os laterais Arce e Júnior a evitar subidas ao ataque.
A estratégia funcionou no primeiro tempo, mas no segundo o Cruzeiro aproveitou duas avançadas de Júnior e fez os gols que lhe garantiram a vitória.
Scolari não quis revelar qual estilo de jogo vai adotar neste domingo. Afirmou que o time tem 180 minutos para obter uma vitória e um empate, mas mais jogadores atestam a tática para hoje.
"Estamos em casa e vamos em busca da vitória hoje, pois teremos que ganhar uma partida de qualquer jeito. Só não podemos nos desesperar para isso", afirmou o volante Rogério.
Para tentar evitar os erros da derrota do último sábado, Scolari voltou a orientar os jogadores a fazer a cobertura dos avanços dos laterais e decidiu reforçar a marcação sobre o meia Valdo.
No jogo do Mineirão, o técnico enfatizou a necessidade de conter o atacante Fábio Júnior, artilheiro do Cruzeiro no Brasileiro e autor de pelo menos um gol em cada vez que enfrentou o Palmeiras em 1998. Porém Valdo criou várias jogadas, e Fábio Júnior acabou fazendo mais um gol.
Apesar da atenção sobre o meia, Scolari descarta marcação individual sobre qualquer adversário. "Faremos marcação por setor, como é normal no Palmeiras."
Se por um lado se dizem ainda cansados pela maratona de quatro jogos em sete dias da última semana, os jogadores celebraram a passagem à final da Copa Mercosul como um trunfo para o Brasileiro.
"Se não tivéssemos passado na Mercosul, teríamos mais obrigação de passar no Brasileiro. Agora estamos mais tranquilos e motivados", explicou o meia Zinho.



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.