São Paulo, domingo, 22 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Borges ganha duelo na prova dos 100 m

da Sucursal do Rio

O paulista Gustavo Borges venceu ontem a prova dos 100 m livre da etapa brasileira da Copa do Mundo, que está sendo disputada no Rio de Janeiro e marca a despe dida de solteiro do nadador.
Ele liderou a prova, a principal do dia, desde o início e marcou o tempo de 48s33.
Na sexta-feira, Borges se casará com a nadadora espanhola Barbara Franco, em São Paulo.
O catarinense Fernando Scherer, que foi eleito o melhor nadador do mundo neste ano pelos leitores da revista "Swimming World", decepcionou os cariocas.
Scherer, nadador do Flamengo, já havia anunciado que não prometeria vitória na competição e terminou em terceiro lugar.
O velocista quer superar o recorde sul-americano da prova no troféu José Finkel, que será disputado em dezembro, no Rio.
Seu tempo de ontem nos 100 m livre, 49s21, foi pior que o alcançado por ele nas provas classificatórias, realizadas na sexta-feira. Na ocasião, Scherer havia conseguido o tempo de 48s82.
O argentino Jose Meolans, que derrotara os dois brasileiros na Copa Latina, ficou em segundo lugar, com o tempo de 48s94.
Hoje, Borges, Scherer e Meolans se enfrentam novamente, na final dos 50 m livre. Nessa prova, além de Scherer, Renato Gueraldi e Carlos Jayme conseguiram índice para o Mundial de piscina curta, em Hong Kong, em abril de 99.
O australiano Ian Thorpe venceu os 400 m livre, com 3min46s28. Ele é o recordista mundial da prova em piscina curta. Também é o primeiro do ranking da Fina (Federação Internacional de Natação) nos 200 m e nos 400 m livre (piscina curta e longa). À tarde, Borges e Thorpe classificaram-se para a fi nal dos 200 m, hoje.
Do Brasil, além de Borges, outros nadadores venceram no primeiro dia de finais da etapa de abertura da Copa do Mundo.
O carioca Pedro Monteiro ven ceu a prova dos 200 m borboleta, com tempo de 1min58s01, e conse guiu o índice para o Mundial.
A paulista Fabíola Molina, considerada a melhor nadadora do país na atualidade, ganhou os 50 m costas, com 29s82.
Os paulistas Marcelo Tomazini e Stephan Baptista conseguiram quebrar os recordes brasileiros em suas provas. Tomazini marcou 2min15s26 nos 200 m peito. Apesar do recorde,terminou a prova em segundo lugar. O alemão Jeans Kruppa venceu com 2min12s71.
Nos 100 m medley, Baptista completou a prova em 56s59. Outros dois recordes brasileiros vieram no feminino: Flávia Sugimori, nos 200 m peito (2min32s35), e Ana Carolina Muniz, nos 400 m livre (4min17s30). Milene Comini, por sua vez, bateu o recorde sul-americano nos 50 m peito, com 33s55.
Nos 400 m livre masculino, Luiz Lima, que foi segundo colocado, atrás de Ian Thorpe, e Cassiano Leal, o sexto, também conseguiram índices para o Mundial de piscina curta. Lima marcou 3min47s18 e Leal fez 3min53s11.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.