São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU utiliza Copa de 2006 como modelo

DA REPORTAGEM LOCAL

No dia 1º, o Conselho da ONU para o Meio Ambiente promoveu o 4º Fórum Global para o Esporte e Meio Ambiente no Museu Olímpico de Lausanne.
O evento reuniu 166 participantes entre especialistas, representantes do Comitê Olímpico Internacional, de ONGs e de federações nacionais das mais diversas modalidades.
Um dos principais temas debatidos foi o aquecimento global e as iniciativas tomadas pelos organizadores dos grandes eventos esportivos para compensar a emissão de gases-estufa. Um dos projetos que mais chamaram a atenção foi o "Green Goal" (gol verde), adotado pela organização da Copa da Alemanha neste ano.
Para compensar o prejuízo ambiental pela emissão exagerada de dióxido de carbono durante um evento dessa magnitude, a Alemanha tomou uma série de medidas domésticas que iam desde o estímulo para que os torcedores usassem transportes não-motorizados até a utilização de fontes de energia renováveis.
Além disso, o país adotou medidas de cooperação ao clima global. O projeto investiu na produção de energia "limpa" na Índia e África do Sul -próxima sede da competição, em 2010- para compensar os gases emitidos durante o Mundial.
"O estudo final mostrou que a taxa de gases-estufa que deixou de ser emitida com essa combinação de ações compensou a emissão geral do torneio", comentou Jason Chare, da Global Sports Alliance, ONG internacional que se engaja em causas ambientais e que esteve presente no evento.
Entretanto Eric Falt, diretor do Conselho da ONU para o Meio Ambiente, fez uma ressalva. "Organizadores de grande eventos esportivos e a ONU estão convencidos de que se pode fazer muito mais para tentar compensar a emissão de gases-estufa gerados pelas viagens de avião de outras seleções."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Basquete: Campeão nacional, de novo, não vai à Liga Sul-Americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.