São Paulo, quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idade põe Pato na seleção; bola garante Richarlyson

Atacante do Milan e outros 9 sub-23 são chamados para amistoso contra a Irlanda

Única novidade que não pode jogar Olimpíada de Pequim, volante do São Paulo tem versatilidade elogiada por Dunga


SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

O atacante Alexandre Pato, 18, foi convocado ontem para o amistoso contra a Irlanda, no dia 6, por ter idade olímpica, assim como nove atletas. Já o volante Richarlyson, 25, foi o único dos novatos convocados por Dunga exclusivamente pelo talento. Ele não se enquadra na idade olímpica, ao contrário dos outros calouros chamados.
Sem nenhum amistoso marcado exclusivamente para treinar o time que disputará os Jogos de Pequim, Dunga decidiu usar a partida da equipe principal em Dublin como ""peneira" para os jogadores com idade até 23 anos, limite estabelecido pela Fifa para ser base das seleções na China. Apenas três atletas fora dessa faixa etária poderão ser inscritos pelos países.
""Vamos conversar muito com os jogadores [olímpicos] nesta viagem e vou tentar colocar o máximo deles em campo", disse Dunga, que só conseguiu uma vez reunir a equipe com idade para disputar os Jogos. Mesmo assim, ele não pôde chamar os atletas que atuavam no exterior. Pato foi a exceção.
Em dezembro, o time olímpico perdeu para a ""seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro", por 3 a 0, no Engenhão. Daquele grupo, apenas Pato, o meia Thiago Neves, o goleiro Renan e o zagueiro Breno foram ""aprovados" para o amistoso contra a Irlanda, marcado para a Quarta-Feira de Cinzas.
""Vamos dar continuidade para o Pato e esperar que ele renda", disse o treinador, ao ser questionado sobre a convocação do jogador do Milan. No amistoso de dezembro, o jogador teve uma atuação apagada no Rio. Ele não jogava havia cerca de quatro meses.
Neste mês, o atacante roubou a cena na sua estréia pelo clube italiano em uma partida oficial. Ele jogou bem e fez um gol na vitória contra o Napoli.
A relação dos olímpicos chamados ontem por Dunga incluiu também os laterais Rafinha e Marcelo, os volantes Hernanes e Lucas, o meia Anderson e o atacante Rafael Sóbis.
""Como eles não terão muito tempo para treinar até a convocação final, vou chamá-los sempre que puder. Esse tempo será importante para eles pegarem experiência e conviverem no ambiente da seleção", disse Dunga, que, antes de anunciar os 18 convocados para os Jogos de Pequim, só tem uma partida agendada após o jogo em Dublin. Será o amistoso contra a Suécia, em março, em Londres.
""Vamos tentar negociar com os clubes do exterior para ver se dá para reunir [o time] mais uma ou duas vezes", afirmou o treinador, que terá que apresentar a lista final até o início de julho. O torneio olímpico será disputado em agosto.
Convocado pela primeira vez para a seleção principal, o volante Richarlyson ganhou elogios de Dunga. ""Ele joga em várias posições, tem boa dinâmica e se adapta bem", disse o treinador, que foi impedido de chamar vários jogadores.
O meia-atacante Ronaldinho, o lateral Kléber, o volante Fernando e os zagueiros Juan e Alex Silva se recuperam de contusões. Além deles, os volantes Mineiro e Gilberto, que fazem pré-temporada com o Hertha Berlim, pediram dispensa. Com idade olímpica, o meia Diego, do Werder Bremen, também ficou de fora por lesão.


Texto Anterior: Incerto: Aloísio não treina e deve voltar somente para o clássico
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.