São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pay-per-view é vetado para empresas

RODRIGO BUENO
da Reportagem Local

O sistema de pay-per-view (pague para ver) que será utilizado no Rio-São Paulo não estará disponível para pessoas jurídicas.
Os jogos do torneio, que começa hoje, poderão ter suas imagens comercializadas pela televisão somente para pessoas físicas.
"Em função de cláusulas contratuais, entre a programadora Globosat, as operadoras NET e SKY, os detentores dos direitos do Rio-São Paulo e os clubes, os jogos de pay-per-view não podem ter sinais abertos em bares e estabelecimentos comerciais", diz Antonio Barreto, diretor geral da NET Brasil.
A medida visa evitar o comércio paralelo com o sistema. Estabelecimentos comerciais estariam utilizando o pay-per-view para atrair mais clientes. Alguns inclusive estariam cobrando "couvert" ou mesmo "entradas" para as pessoas assistirem aos jogos no local.
A Folha ouviu uma série de estabelecimentos que costumam exibir jogos de futebol a seus clientes, mas nenhum reconheceu fazer uso do sistema pay-per-view.
As operadoras NET e SKY são responsáveis pela comercialização do pay-per-view, sistema que atende hoje a aproximadamente 1,7 milhão de residências no país.
Os jogos do Rio-São Paulo com pay-per-view serão transmitidos pela Globosat, por meio do serviço Première. A Globosat também é a programadora responsável pela negociação das partidas.
Os jogos do torneio terão transmissão aos sábados e aos domingos pela Globo, mas as imagens não serão liberadas para as cidades onde as partidas estiverem acontecendo.
A Sportv, um dos canais pagos da Globosat, mostrará os jogos às quartas-feiras, às quintas-feiras e aos domingos, mas também não irá liberar a transmissão para as praças onde os jogos acontecerem.
O sistema pay-per-view cobre todos os 24 jogos da primeira fase do Rio-São Paulo, mais as quatro semifinais do torneio, transmitindo inclusive para a cidade onde os jogos forem disputados (São Paulo, Santos ou Rio de Janeiro).
A segunda fase do Campeonato Paulista, que marca a estréia dos quatro "grandes" clubes do Estado no torneio -Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo-, também contará com o pay-per-view.
No total, 16 jogos dessa fase serão transmitidos pelo sistema.
Um pacote com os jogos da primeira fase e as semifinais do Torneio Rio-São Paulo no sistema pay-per-view está custando R$ 120,00 até o dia 31 de janeiro.
A NET oferece a opção de compra conjunta dos pacotes do Rio-São Paulo e do Paulista -o pacote do estadual inclui 16 jogos da segunda fase e um número ainda incerto de semifinais. Pelos jogos dos dois torneios, o assinante deve desembolsar R$ 189,00.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.