UOL


São Paulo, domingo, 23 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia Militar constrói batalhão em complexo

DA SUCURSAL DO RIO

O Estado do Rio está construindo um batalhão da PM no complexo da Maré para diminuir a insegurança dos moradores.
A obra foi iniciada na gestão de Anthony Garotinho, mas ficou paralisada na administração Benedita da Silva. A construção da unidade foi retomada neste ano, porém não tem prazo para terminar. Alguns moradores do complexo, no entanto, acreditam que, por sua localização, o batalhão não resolverá o problema.
Para eles, a unidade deveria ser construída na divisa das favelas Baixa do Sapateiro e Nova Holanda, em área próxima à vila olímpica, e não em um terreno isolado na Nova Holanda, às margens da Linha Vermelha (via expressa que liga a zona sul à Baixada Fluminense), como está sendo.
Pelo projeto original, o batalhão seria construído na divisa entre as duas favelas, mas o terreno cedido pela prefeitura no local foi considerado pequeno pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.
O terreno oferecido fica ao lado de um Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) que, por diversas vezes, ficou sob fogo cruzado de tiroteios entre os traficantes. As paredes do Ciep possuem várias perfurações a bala.
Em outra área de lazer que fica dentro da Maré, o piscinão de Ramos, também acontece o mesmo problema. Como o lago artificial, que possui ao seu redor várias quadras, se localiza na favela Roquete Pinto, dominada pelo TC, pessoas que vivem em comunidades controladas pelo CV têm medo de frequentar o local.
A PM se negou a comentar o temor dos moradores de frequentar a Vila Olímpica. Procurado pela Folha, o relações-públicas da corporação, major Frederico Caldas, disse que a PM não tinha "absolutamente nada a falar a respeito". O comando da corporação não reconhece a existência de facções criminosas no Estado.
Há uma semana no cargo, o titular da 21ª Delegacia de Polícia (Bonsucesso, zona norte), delegado Reginaldo Guilherme, disse desconhecer o problema, mas que o investigará. (MHM E SR)


Texto Anterior: Memória: Romário chegou a ser padrinho do projeto da Vila
Próximo Texto: Rodada decide repescagem no Paulista-2003
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.