São Paulo, segunda-feira, 23 de março de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

RODRIGO MATTOS (interino) - painelfc.folha@uol.com.br

Desgaste na relação

Maior patrocinadora do COB em 2008 por lei de incentivo, sem renovação neste ano, a Petrobras fez reclamações ao comitê por falta de exibição da marca na campanha da Olimpíada de Pequim. Apontou desrespeitos ao contrato e até ameaçou com multas. O COB negou descumprimentos. Mas admitiu que a empresa fez "observação em relação à exposição da marca da empresa durante a preparação dos atletas". É que a maioria dos treinos foi no exterior, onde o comitê não podia expor patrocínios. A Petrobras não comentou.

Incógnita. Para o COB, a Petrobras não renovou o contrato de patrocínio por conta da crise mundial. Em dezembro, a empresa anunciou que não usaria a lei de incentivo ao esporte em 2009 -o comitê era o maior beneficiado. E não deu justificativa.

Bolso e tabela. Ao final do ano passado, o sindicato dos jogadores e a FPF fizeram acordo para que o atraso de salários de atletas levasse à punição esportiva -como perda de pontos- no Paulista. O mecanismo está previsto no regulamento do campeonato, mas sem efeito prático.

Travado. O problema é que, para valer a punição esportiva, é necessário que clubes e atletas façam convenções coletivas registradas na delegacia do trabalho. A FPF está encarregada de convencer os times. Mas sua briga política interna paralisou o processo.

Articulado. São-paulinos dizem saber que o presidente da FPF Marco Polo Del Nero faz lobby no STJD para ser absolvido, após ser suspenso por falsa denúncia.

Vigília. O presidente do STJD, Rubens Approbato, disse não ter identificado lobby de Del Nero. Mas ficará atento a sua movimentação.

Fechado. No final de 2008, o STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou recurso do Ministério Público Federal que tentava destravar processo por lavagem de dinheiro contra Ricardo Teixeira, da CBF, referente a operações com o Banco Delta, reveladas na CPI do Futebol. Assim, a ação segue parada por habeas corpus.

Depois da hora. O STF não aceitou o recurso porque foi encaminhado um dia depois do prazo previsto pela lei, ainda em 2005. E encerrou o processo no início deste mês.

Reajuste. Para a partida contra o Palmeiras, a diretoria do São Paulo não cobrará o que cobrou por numeradas e térreo no conturbado jogo contra o Corinthians. Avalia que errou ao pedir R$ 90.

Já? Em crise financeira, o Flamengo tem proposta de 1,7 milhão pelo zagueiro Welinton, 19, que fez poucos jogos pelo profissional.

Só bola. Conselheiros da situação no Palmeiras dizem que o presidente Luis Gonzaga Belluzzo só tem olhos para o futebol. Deixou a gerência do clube nas mãos de Wladimir Percarmona, que é chamado de primeiro-ministro.


Colaborou PAULO GALDIERI, da Reportagem Local

Dividida

"Desde que não exerça a presidência, ele [Marco Polo Del Nero] pode ir à federação. Tem o direito de ir e vir. Mas não pode assinar nada"
Do presidente do STJD, RUBENS APPROBATO, sobre o presidente da FPF frequentar a entidade durante sua suspensão


Próximo Texto: Estrelas passam em branco no clássico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.