São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lusa desafia histórico de fiasco

Contra estádio cheio, clube tenta ir às quartas-de-final da Copa do Brasil pela 1ª vez em sua história

Com Castillo e Triguinho machucados, técnico Cuca, do Botafogo, improvisa volante na lateral-esquerda e escala goleiro de 18 anos

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO

Hoje à tarde, às 17h30, no Rio de Janeiro, a Portuguesa enfrentará, além do Botafogo, um estádio cheio, um artilheiro e um tabu para avançar às quartas-de-final da Copa do Brasil.
Empolgada com a vitória no segundo turno do Estadual do Rio diante do Fluminense no domingo, a torcida do Botafogo vai encher o Engenhão -ontem à noite, mais de 38 mil dos 40 mil ingressos colocados à venda haviam sido vendidos. Como o placar em São Paulo foi 1 a 1, um empate sem gols dá a classificação ao clube carioca.
Caso o resultado do primeiro jogo se repita, a decisão será nos pênaltis. Empate com mais de um gol, avança a Portuguesa.
Além da torcida, a Lusa enfrentará o artilheiro da competição, Welligton Paulista, que fez cinco gols. Ele, que também lidera a artilharia do Estadual do Rio com 14 gols, foi o autor do gol do Botafogo no jogo de ida na semana passada.
"Tem que ter atenção redobrada. Quando o cara está em um bom momento as coisas acontecem pra ele", disse o zagueiro Marco Aurélio, da Lusa.
"Chamamos a atenção dos jogadores para ele [Wellington Paulista]", afirmou o técnico Vagner Benazzi. "Quando a fase é boa é assim. Há o desvio e a bola chega nele", completou.
Se não bastasse a boa fase do rival e o apoio da torcida, a Lusa ainda terá como adversária a sina de nunca ter passado da terceira fase, as oitavas, da Copa do Brasil -disputou sete vezes o torneio e caiu em cinco oportunidades nessa fase.
A esperança do clube paulista está depositada nos pés do jovem Diogo, 20, que na primeira partida contra o Botafogo entrou em campo depois de três meses parado se recuperando de uma contusão.
"Voltou muito bem, nem parecia que tinha ficado parado. Ele gosta de jogar futebol e estava sofrendo fora", disse Benazzi. "Se ele vai começar jogando? Isso eu não digo", desconversou o técnico.
"Isso [se começa como titular] quem vai decidir é ele [treinador]", afirmou o jogador, que fará um duelo com o jovem goleiro Renan, do Botafogo, de apenas 18 anos.
Como o goleiro Castillo e o lateral Triguinho sofreram estiramento muscular na partida contra o Fluminense, o técnico Cuca escalará, além de Renan, o volante Leandro Guerreiro. "Perdemos em experiência, mas temos confiança em todos que estão no grupo. Quando foi chamado, ele foi muito bem. É um bom goleiro", disse Cuca.


TV - Botafogo x Portuguesa
Sportv, ao vivo, às 17h30


Texto Anterior: África do Sul: Joel ainda não está certo, diz cartola
Próximo Texto: A rodada: Outros dois jogos levam às quartas-de-final
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.