São Paulo, quarta-feira, 23 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva preocupa Massa em Mônaco

Chance de 60% de prova com pista molhada alerta brasileiro, que só disputou duas corridas na F-1 assim

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MÔNACO

Os pilotos não se cansam de repetir que o GP de Mônaco é uma loteria, uma prova onde tudo pode acontecer e qualquer um tem chance de vencer.
Mas a corrida deste domingo nas ruas do principado, a quinta etapa do Mundial de F-1, pode ganhar um ingrediente que deve tornar as coisas ainda mais imprevisíveis: a chuva.
De acordo com a previsão do tempo, existe 60% de possibilidade de o GP acontecer com pista molhada. A meteorologia indica também que pode chover amanhã, nos primeiros treinos livres, e no sábado, no classificatório -em Montecarlo, na sexta não há atividade na pista.
Na tarde de ontem, choveu por cerca de 20 minutos.
Morador de Mônaco quando não está no Brasil, Felipe Massa se diz surpreso com a previsão do tempo. "É inacreditável, mas dizem que há chances de chover", falou o brasileiro, terceiro no Mundial, três pontos atrás do líder, Lewis Hamilton.
"Se chover, vai ser uma experiência completamente nova para mim, já que nunca corri nesta pista no molhado."
O ferrarista, aliás, tem pouquíssima experiência em GPs com chuva: foram apenas dois em sua carreira na F-1. Na Inglaterra, em 2002, ainda na Sauber, ele largou em 11º e completou a prova vencida por Michael Schumacher em nono.
No ano passado, já na Ferrari, largou em segundo no GP da Hungria. Rodou ainda na volta de apresentação e depois perdeu a posição logo na largada. Terminou em sétimo -Jenson Button, da Honda, venceu.
"Mônaco é o tipo de pista em que não se pode errar, e a chuva pode aumentar essa possibilidade", disse o brasileiro, ganhador dos dois últimos GPs (Bahrein e Espanha). "O que pode acontecer é que a loteria pode ser ainda maior, já que com as novas regras temos que usar os dois tipos de pneus na corrida."
Massa aprofundou sua análise. "Se o safety car entrar na pista, dependendo do pneu que estiver usando, você pode ser beneficiado ou prejudicado."
Seu desempenho no principado não é dos melhores. Em quatro corridas, a melhor colocação foi um quinto lugar, em 2004, pela Sauber. "Em uma loteria, também é importante ter um pouco de sorte, e tomara que isso aconteça conosco neste final de semana", finalizou.


Texto Anterior: Ofensa: Juiz cita Aloísio na súmula do jogo
Próximo Texto: Tênis: País mantém 2 no quali de Roland Garros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.