São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Judô pop

Para atrair mais público e visibilidade, esporte muda eventos, como o Grand Slam, no Rio, investe em marketing e segue passos dos shows de vale-tudo

EDUARDO OHATA
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Os eventos de judô se modernizaram. Os tradicionais ginásios foram invadidos por inovações como placares eletrônicos, animadores de torcida, novos formatos e a criação de um ranking. Marketing e organização de eventos ganharam mais atenção.
A inspiração para isso pode estar em uma outra modalidade, também de luta. O Ultimate Fighting Championship (UFC), a mais popular franquia do vale-tudo, aponta que esportes como o judô olharam para o seu sucesso antes de se modernizarem.
"O UFC está na vanguarda dos esportes de combate em termos de exposição internacional. É natural que outros olhem para o que estamos fazendo e nos sigam", diz à Folha o presidente do UFC, o americano Dana White.
Estrelas do esporte e do cinema são vistas em seus eventos, que ocorrem quinzenalmente, em sete países e quatro continentes. O "formato" desses shows lembra o de videogames. A modalidade agora possui denominação mais politicamente correta: mixed marcial arts (artes marciais mistas).
"Os jovens têm hoje muitas opções, da internet aos celulares, passando pela TV. É importante para os esportes se atualizarem para se manterem atraentes à próxima geração", declara White.
Dirigentes do judô afirmam inexistir preocupação com eventual concorrência de mercado com o vale-tudo.
A Federação Internacional de Judô, que montou pacote de alterações para aproximar o esporte de mídia e público, porém, nega que tenha se inspirado na outra luta.
"[O vale-tudo] não teve o menor peso na modernização do judô", explica Stefan Vlad Marinescu, assistente do presidente, que está no Rio para o Grand Slam de judô, que termina hoje.
As mudanças no judô não alteraram só o formato dos eventos, agora existem novas regras e mais competições de ponta anualmente.
"O judô não é só esporte, ele transcende isso. É educacional, traz ideais para a sociedade", declara Marinescu. "UFC não é esporte, é um tipo de competição. Veja a mensagem que ele passa. Jamais sacrificaremos o ideal de Jigoro Kano [criador do judô] pela popularidade."
De toda forma, o judô sofreu ao menos uma baixa importante recentemente. O campeão olímpico de judô em Pequim-2008, o japonês Satoshi Ishii, 23, abandonou os tatames e foi disputar campeonatos de vale-tudo.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Dois pra lá, dois pra cá
Próximo Texto: Mariana Silva ganha primeira medalha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.