São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Final termina em briga generalizada

LIBERTADORES
Confusão toma conta do gramado, e jornalistas uruguaios são ameaçados na tribuna

DE SÃO PAULO

O fim da decisão da Libertadores foi digno das piores cenas da história do tão acidentado torneio continental.
Uma batalha campal tomou conta do Pacaembu.
Os jogadores do Peñarol, inconformados com supostas provocações, entraram em choque até com a polícia.
Uma versão apontada para o tumulto foi uma agressão de um membro da comissão técnica do Santos a Martinuccio. Esse teria sido o estopim da confusão, que teve como uma vítima Elano, que ficou caído no gramado.
"Eles [uruguaios] não sabem perder, deixa esses caras para lá", falou Neymar, enquanto o Peñarol ouvia o coro de "timinho" da torcida.
O clima piorou no estádio quando o Peñarol fez seu gol ontem. Os uruguaios comemoraram de forma efusiva na área de imprensa, colada à tribuna central onde fica, em tese, a torcida VIP.
Os incentivos de jornalistas torcedores do Peñarol revoltaram os santistas que estavam perto. Houve troca de ofensas, arremesso de objetos e cusparadas.
Os jornalistas uruguaios, depois de uma intervenção da segurança, tiveram que deixar o espaço. Pelo regulamento da Libertadores, o Peñarol era obrigado a receber as medalhas de vice-campeão no gramado, na cerimônia oficial da Conmebol.
Demorou, mas o time uruguaio, após se recolher, retirou sua premiação debaixo de vaias do público.
Em 1962, quando Santos e Peñarol decidiram a Libertadores, também houve muita confusão no jogo. Na Vila Belmiro, após mais de três horas, foi decretado um 3 a 2 para o time uruguaio. Houve garrafada em bandeirinha e ameaça de morte ao juiz.
Desta vez, a arbitragem não foi alvo de protestos.
A velha rivalidade entre brasileiros e uruguaios e, mais especialmente, entre Santos e Peñarol é que deu a tônica.0 (RODRIGO BUENO E RODRIGO MATTOS)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: Nada pode se comparar a uma boa Libertadores
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.