São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Técnico pede patriotismo à seleção

BASQUETE
Rubén Magnano faz defesa de convocação de americano


DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

Rubén Magnano, treinador da seleção brasileira de basquete, adotou um discurso patriótico para defender a convocação do armador americano Larry Taylor.
O jogador tenta se naturalizar brasileiro, a pedido do técnico, para representar o Brasil no Pré-Olímpico da Argentina, no final de agosto.
Em entrevista ontem, em São Paulo, o treinador disse crer que a presença de um estrangeiro no grupo não acarretará em clima de animosidade nos treinos para o Pré- -Olímpico. Os 20 convocados devem se apresentar em 4 de julho, no Clube Hebraica.
"Este é um grupo de pessoas inteligentes, que sabe o que está acontecendo. A bandeira do Brasil deve estar acima do nome próprio", disse Magnano, que é argentino.
"Larry não foi convocado apenas porque joga bem, mas porque também pode ajudar no trabalho do grupo", destacou o treinador.
Magnano comparou a situação do americano à de dois outros jogadores que defenderam o Brasil mesmo não tendo nascido no país. Aconteceu no Mundial de 1963, quando a seleção conquistou o bicampeonato.
O pivô Sucar nasceu na Argentina, mas é filho de pais brasileiros. O ala Victor Mir- shauswka nasceu na cidade de Tcherni, então Polônia (hoje Belarus), mas morava no Brasil desde a infância.
"Há precedentes de naturalização no Brasil. Mas, se houver dois jogadores do mesmo nível, um naturalizado e outro brasileiro, eu sempre vou escolher o brasileiro", afirmou o treinador.
"É preciso que haja otimismo. Caso contrário, vamos fazer uma equipe nacional toda importada", declarou.
Magnano disse não ter certeza se poderá contar com os quatro brasileiros que atuam pelas equipes da NBA. Está previsto para 1º de julho o locaute (greve dos patrões), que negociará um novo acordo coletivo de trabalho.
Se a paralisação se confirmar, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete), e não as franquias da NBA, terá de arcar com o seguro para contar com os atletas na seleção para o Pré-Olímpico.
"Minha preocupação é saber quem da lista dos jogadores irá se apresentar no dia 4", afirmou Magnano.


Texto Anterior: Basquete: Sem brasileiros, NBA realiza seu draft hoje
Próximo Texto: Paternidade pode atrapalhar Nenê
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.