São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro enfrenta suíço na estréia em Los Angeles, seu primeiro torneio fora do saibro após artroscopia no quadril

Guga testa seu corpo nas quadras duras

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten volta hoje às quadras duras, às 19h30 (horário de Brasília), após mais de seis meses longe da superfície.
O retorno do tenista brasileiro acontece contra o suíço George Bastl, na estréia do Torneio de Los Angeles (EUA).
Os torneios em quadras duras são dominantes no circuito da ATP (representam quase 47% das 66 competições programadas para a temporada) e serão o ganha-pão de Guga a partir de agora.
Los Angeles inicia uma série de cinco torneios do brasileiro no piso, já que a temporada de saibro, na qual Kuerten apresenta seus melhores desempenhos, se concentra no primeiro semestre.
"Essa fase agora de quadras rápidas vai ser muito importante para eu poder ver como o meu corpo vai reagir", disse Guga.
Os jogos em quadras duras exigem mais velocidade e força do que os disputados no saibro, piso no qual Kuerten atuou nos cinco torneios após a artroscopia no quadril direito, em fevereiro.
O técnico de Kuerten, Larri Passos, afirmou que a maior dificuldade que seu pupilo deve encontrar é a movimentação. ""É bem diferente do saibro, onde o atleta desliza muito para jogar."
Larri procurou treinar a devolução de saque e o contra-ataque. "Ninguém vai ficar jogando no fundo de quadra com o Guga."
Sobre o jogo de hoje, o técnico disse que o brasileiro deve usar bem o primeiro saque para "o cara não ir para cima".
Guga deve voltar à terra batida entre os dias 20 e 22 de setembro, mas em jogos válidos pela Copa Davis, contra o Canadá, no Rio.
Kuerten não deve mais atuar no saibro em torneios que distribuem pontos no ranking nesta temporada, a não ser que haja alterações em sua programação.
As disputas que restam no saibro coincidem com o calendário definido pelo brasileiro. A única exceção é o Torneio de Palermo (ITA), mas seu início está marcado para um dia após o confronto com os canadenses pela Davis.
Nesta semana, Guga tinha duas opções para jogar no saibro, em Kitzbuhel (AUT) e Sopot (POL).
O Torneio de Kitzbuhel, inclusive, tem premiação (US$ 880 mil contra US$ 400 mil) e pontuação (250 e 175 para o campeão) maiores do que Los Angeles.
A escolha foi pela cidade americana, pois o torneio serve de preparação para os próximos Masters Series e para o Aberto dos EUA, último Grand Slam do ano, disputados em quadra dura.
Ontem, após treinar com o francês Sebastien Grosjean, Guga participaria de um evento beneficente e jogaria, ao lado de Andre Agassi, com astros de Hoolywood, como Matthew Perry.



Texto Anterior: Futebol: Belletti estréia com derrota no Villarreal
Próximo Texto: Perfil: Grande feito de rival é vitória sobre Sampras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.