São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2008

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FIA vai fazer investigação no motor de Hamilton

DA REPORTAGEM LOCAL

Não foi apenas a Ferrari que se espantou com o ritmo avassalador de Lewis Hamilton no GP da Alemanha, no domingo passado. A FIA, entidade que comanda o automobilismo, também ficou. E irá investigar.
No relatório emitido após a corrida em Hockenheim, Jo Bauer, comissário técnico da entidade, afirma que o motor usado no McLaren do piloto inglês permanecerá lacrado para ser submetido a uma nova verificação antes do GP da Hungria, que acontece no dia 3 de agosto.
Esta segunda checagem será realizada de acordo com o Artigo 5º do Regulamento Técnico da categoria, que trata especificamente dos propulsores.
Na Alemanha, apesar de a McLaren ter escolhido a estratégia errada para Hamilton, ele não teve dificuldades para recuperar as posições que havia perdido em seu pit stop.
Ultrapassou seu companheiro de equipe, Heikki Kovalainen, a Ferrari de Felipe Massa e o Renault de Nelsinho Piquet com extrema facilidade e venceu pela quarta vez no ano. Isolou-se na ponta do Mundial.
Coincidentemente, no dia seguinte à corrida, o jornal inglês "Daily Telegraph" publicou o "segredo" para a repentina superioridade da McLaren. Que pode ser o que a FIA quer verificar. O time estaria usando uma espécie de controle de tração manual, acionado pelos pilotos durante as voltas. No volante do carro, em vez de apenas duas borboletas -usadas para trocar as marchas-, a equipe teria introduzido outras duas, para regular o torque do motor de acordo com a marcha.
Isso faria com que eles conseguissem evitar que as rodas patinassem nas saídas das curvas mais lentas, sem reduzir a potência do motor dos carros com as marchas mais altas.


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