São Paulo, quinta-feira, 23 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em baixa, técnico top vê "desafio" na 4ª divisão

DA REPORTAGEM LOCAL

Com duas Copas à frente da seleção inglesa no currículo (2002 e 2006), o técnico sueco Sven-Göran Eriksson, 61, assumiu um desafio bem menos glamouroso: erguer o Notts County, considerado o clube profissional mais antigo do mundo, que disputará a quarta divisão do campeonato inglês nesta temporada.
"Acho que tentar levar o Notts County de volta à Premier League [primeira divisão] é o maior desafio da minha vida, mas esse é o alvo", disse o treinador em sua primeira entrevista coletiva no novo clube.
Quando começou sua carreira, em 1977, Eriksson ajudou o sueco Degefors a subir de divisão. Após se destacar comandando o português Benfica e os italianos Roma, Fiorentina, Sampdoria e Lazio, o treinador teve sua grande oportunidade em 2001, quando assumiu o "English Team".
O fracasso nas Copas de 2002 (perdeu para o Brasil nas quartas de final) e 2006 (eliminado na mesma fase, nos pênaltis, diante dos portugueses de Luiz Felipe Scolari) o derrubaram -aliás, era a segunda vez que Scolari eliminava os ingleses nessa fase nos pênaltis. A primeira foi na Eurocopa de 2004.
Eriksson chegou a treinar o inglês Manchester City por um curto período, antes de assumir a seleção mexicana.
A fraca campanha nas eliminatórias -foram apenas quatro vitórias em novo jogos- causaram sua demissão. O México ainda corre risco de não ir à Copa da África do Sul, em 2010.
Desde que deixou o comando do selecionado mexicano, em abril deste ano, cresciam os rumores de que Eriksson poderia voltar à Inglaterra, mas para um time da Premier League.
Em seu novo clube, além de treinador, o sueco também é acionista. Seu salário, portanto, estará atrelado ao desempenho do time nas quatro linhas.
Ainda assim, o experiente técnico faz questão de afirmar que o dinheiro não foi preponderante em sua decisão. "Não estou aqui pelo dinheiro. Vim pelo desafio", discursa.
A tarefa não será fácil. Fundado em 1862, o Notts County está acostumado a frequentar as divisões de acesso. Seu troféu mais reluzente é o da Copa da Inglaterra, conquistado na distante temporada 1893/1894 contra o Bolton Wanderers.
A última vez que o clube de Nottingham ascendeu à primeira divisão foi em 1981. Somente três anos depois, entretanto, amargou o descenso.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Técnico faz elogios ao antecessor
Próximo Texto: Amistosos: Milaneses perdem em torneio nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.