São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com Guga, Brasil cai na Davis

País perde chance de ir ao Grupo Mundial após ser batido pela a Áustria nas duplas por 3 sets a 0

Em solo europeu, tenistas nacionais já haviam sido derrotados em simples e, ontem, só equilibraram o terceiro set da partida

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem quase oferecer resistência, Gustavo Kuerten e André Sá perderam de Julian Knowle e Jurgen Melzer, da Áustria, no duelo de duplas da Davis, por 6/1, 6/1 e 6/4, em Innsbruck.
Com o resultado, o Brasil perdeu a chance de ascender ao Grupo Mundial, pois anteontem já havia sofrido derrotas em duas partidas de simples. Assim, o país completa quatro anos longe da elite da tradicional competição de tênis.
""Nós mostramos imediatamente aos brasileiros quem eram os chefes na quadra hoje [ontem]. Não demos chance a eles", festejou após o jogo Knowle. ""É uma ótima sensação."
""Foi difícil. Eles jogaram extremamente bem, num nível alto, e eu só peguei o ritmo de jogo do meio para o final do segundo set", lamentou Guga, tricampeão de Roland Garros.
Não era prevista a participação do ex-número um do mundo no confronto. Reserva, ele assumiu a vaga destinada na dupla a Marcelo Melo, que pediu dispensa poucas horas antes do embarque à Europa, alegando problemas pessoais.
Os brasileiros foram amplamente dominados nos dois primeiros sets da partida pelos adversários canhotos, que tinham como vantagem, além do entrosamento, a precisão nas devoluções e a velocidade.
No total, os dois primeiros sets não duraram uma hora.
No terceiro set, os brasileiros entraram em quadra mais determinados, e houve uma alternância de domínio dos games entre ambas as duplas.
Guga e Sá ganharam o primeiro game sem permitir que os rivais fizessem ponto, porém os austríacos, impulsionados por mirrada torcida, ganharam o segundo e não permitiram que os rivais se distanciassem.
A dupla nacional recuperou a vantagem no terceiro game, mas acabou por ceder o empate de novo, em seguida.
No quinto game, muito disputado e que chegou a estar empatado em 40 a 40, os brasileiros voltaram a reagir, só para ver os rivais empatarem logo depois, quando não conseguiram fazer um ponto sequer.
Knowle e Melzer alcançaram pela primeira vez a dianteira da partida ao fazerem 4 a 3 e conseguiram alargar mais a vantagem no game seguinte.
Guga e Sá diminuíram a diferença para 5 a 4, mas a dupla austríaca garantiu um triplo match point no game seguinte. Os brasileiros evitaram que os dois primeiros match points fossem aproveitados, mas acabaram por cair no terceiro.
Para hoje, com o confronto definido, estão previstas mais duas partidas de simples. Thomaz Bellucci e Ricardo Mello, que caíram na sexta, estavam escalados, mas o capitão Francisco Costa pode fazer mudança e escalar Marcos Daniel.

Texto Anterior: Quartel: CT tem regras bem rígidas
Próximo Texto: Repescagem: Com Federer, Suiça se complica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.