São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conmebol transforma G4 em G3

Só os três primeiros colocados do Nacional jogarão a Libertadores-11

DE SÃO PAULO

Apenas os três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro se classificarão para a Libertadores de 2011.
A Conmebol anunciou ontem mudança nos critérios de classificação para a próxima Libertadores e tirou uma vaga do Brasil no torneio interclubes do ano que vem.
A alteração ocorreu porque o campeão desta Copa Sul-Americana terá, pela primeira vez, classificação garantida na Libertadores-2011. Em contrapartida, o país que tem o atual campeão do interclubes -o Brasil- perdeu uma de suas vagas fixas.
O país terá cinco vagas na Libertadores do ano que vem. Como é o atual dono do troféu do torneio sul-americano -o Internacional sagrou-se bicampeão no mês passado-, outros quatro brasileiros irão disputar o campeonato continental na próxima temporada.
Um deles é o Santos, campeão da Copa do Brasil-2010.
Sobram três lugares, que serão disputados pelos 20 times da Série A do Brasileiro. Assim, o G4 do Nacional passará a ser apenas G3.
O quarto colocado do Brasileiro, que nos últimos anos disputava uma vaga na fase de grupos da Libertadores, nem sequer terá essa chance.
Até o início da 24ª rodada do Brasileiro, ontem à noite, o quarto colocado da tabela era o Inter, já classificado para o interclubes. O quinto era o Botafogo, que, com a mudança divulgada ontem pela Conmebol, estaria fora do torneio sul-americano.
Pela nova regra, o time do Rio passa a ser o primeiro classificado para a Copa Sul- -Americana do ano que vem.
A única possibilidade de o Brasil ter mais um representante no torneio interclubes de 2011 é caso algum time do país seja campeão da Copa Sul-Americana. Palmeiras, Atlético-MG, Goiás e Avaí, classificados para as oitavas de final da competição, ainda estão na disputa.
No ano que vem, a situação pode mudar novamente, caso nenhum time brasileiro vença a próxima Libertadores. Neste caso, o Brasileiro voltaria a classificar quatro times para o torneio interclubes de 2012. A vaga restante seria destinada ao campeão da Copa do Brasil.
Segundo a resolução da Conmebol, a Argentina, assim como Brasil, também terá cinco vagas na Libertadores do ano que vem. Já Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela terão três times no interclubes.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Baixo entendimento
Próximo Texto: CBF diz que tentará recuperar vaga
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.