UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Flu e Grêmio contaram com virada de mesa

DA REPORTAGEM LOCAL

Se o Palmeiras teve que brigar para voltar à primeira divisão do futebol brasileiro dentro de campo, clubes tradicionais como Fluminense e Grêmio contaram com trabalho de bastidores para fugir do descenso.
O time carioca foi rebaixado pela primeira vez em 1996, mas se manteve na elite graças à CBF. Um suposto esquema de suborno na arbitragem acabou beneficiando o clube, juntamente com o Bragantino.
A entidade que comanda o futebol promoveu uma virada de mesa e os dois clubes jogaram na Série A em 1997.
A manobra, no entanto, não serviu de lição para o Fluminense. O time carioca voltou a ser rebaixado e teve que disputar a segunda divisão em 1998.
Em queda livre, foi rebaixado para a Série C. Campeão em 1999, jogaria a Série B em 2000, mas as regras mudaram, e o time disputou normalmente a Copa João Havelange
O Grêmio é outro clube que precisou da virada de mesa para se livrar da segunda divisão.
Em 1991, o time caiu e, no ano seguinte, fechou sua campanha como 11º da Série B. O jeito encontrado para trazer o Grêmio de volta para a elite foi inchar o Brasileiro de 1993, beneficiando a equipe. (MVM E TA)


Texto Anterior: O último dia
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.