UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

CT é usado como spa, atletas fazem regime e perdem até cinco quilos

Cruzeiro fecha a boca para soltar o grito de campeão

RICARDO PERRONE
DA REPORTAGEM LOCAL

Para levantar pela primeira vez o troféu de campeão brasileiro, o Cruzeiro moldou um time enxuto na Toca da Raposa 2, transformando o CT num autêntico spa.
Quase todos os jogadores perderam peso. Alguns emagreceram cinco quilos, como os meias Zinho e Felipe Melo.
Na concentração, os atletas almoçam e jantam nos dias de treinos pela manhã e à tarde de acordo com uma rigorosa dieta. No começo da temporada, a comissão técnica decidiu reduzir a porcentagem de gordura no corpo da maior parte do elenco.
O resultado é um time mais fino, que enfrenta o Paraná hoje com chance de assegurar o título do Brasileiro antecipadamente.
"Alguns chegaram aqui com mais de 13% de gordura. Hoje, todos têm menos de 9%", disse o preparador físico Antonio Mello.
O emagrecimento dos cruzeirenses começou com um estudo feito pela nutricionista Patrícia Fernandes Teixeira. Ela elaborou um questionário com mais de dez páginas para conhecer os hábitos de cada jogador do clube.
As respostas, exames laboratoriais e testes físicos fizeram com que os atletas tivessem dietas e cargas de exercícios diferentes.
"Alguns chegaram a perder três quilos em duas semanas. Outros passaram por um processo mais lento", explicou o fisiologista Emerson Silami Garcia.
O meia Alex é o maior orgulho do programa de redução de peso do Cruzeiro. Mais badalado atleta da equipe, ele tinha um índice de gordura superior a 13%. Esse número caiu para 8,9%.
Depois de passar por uma reeducação alimentar, o meia perdeu quatro quilos. O jogador, de 1,75 m, pesa agora 73 kg. Além da dieta e dos exercícios, ele tomou um suplemento alimentar para ajudar a queimar gordura.
"O Alex gostava muito de sorvete, biscoito e doces. Mas ele aprendeu a se alimentar de maneira correta", disse a nutricionista.
Com o regime, a presença de Alex se tornou mais frequente e decisiva. No ano passado, ele participou de 52% das partidas do Cruzeiro no Nacional. Foram dois gols em 13 apresentações.
A versão light do meia atuou em 83% das apresentações do time neste Brasileiro. Ele balançou a rede 16 vezes em 35 partidas. O novo Alex também ajudou os companheiros com 13 assistências (é o líder do ranking Datafolha). No ano passado havia feito só cinco.
Zinho, ex-palmeirense como Alex, reduziu seu peso de 76 kg para 71 kg. "No início foi difícil, porque tudo o que é proibido comer dá mais vontade. Eu ficava com água na boca", lembrou.
No Palmeiras, Zinho atuava com 12% de gordura. Agora tem 8%, como em seu começo de carreira no Flamengo.
Mesmo após emagrecerem, os cruzeirenses continuam sendo vigiados. A nutricionista já foi até a casa de alguns para fazer o controle. As viagens de volta dos jogos acontecem depois do almoço, para ninguém sair da linha.
"Agora os que tinham mais gordura não têm uma dieta tão rígida. Eles já podem comer também duas colheres de macarrão ou arroz com feijão", declarou ela.
O elenco espera, em breve, se reunir com sinal verde para comer. A extravagância vai acontecer caso o time vença o Nacional.


NA TV - Paraná x Cruzeiro, às 16h, na Globo (só para MG)



Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Frases
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.