UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Equipe tenta deixar de ser um caso único

DA REPORTAGEM LOCAL

O Cruzeiro pode deixar hoje de ser um caso único entre os 20 clubes que disputaram o primeiro Brasileiro, em 1971.
Se vencer hoje, às 16h, o Paraná, e o Santos perder para o Fluminense, o Cruzeiro será campeão nacional pela primeira vez. Se falhar, terá três rodadas para manter a vantagem de seis pontos sobre os santistas.
Desde o dia 7 de agosto de 1971, quando venceu o Coritiba por 2 a 0 na mesma cidade em que entra em campo hoje, o Cruzeiro persegue o título inédito. De seus 19 adversários de 32 anos atrás, 14 já conseguiram o feito. Os outros cinco não -e hoje se dividem na segunda e na terceira divisão.
Não foi falta de oportunidades. Além do Cruzeiro, só outros quatro clubes disputaram todas as edições do Brasileiro.
Em três ocasiões o time foi vice, com derrotas nas decisões dos Brasileiros de 1974, contra o Vasco, 1975, contra o Inter, e 1998, contra o Corinthians.
Um título cruzeirense irá representar outros fatos inéditos. Nunca até hoje um time do país ganhou na mesma temporada o Nacional e a Copa do Brasil.
O título seria o quarto de Wanderley Luxemburgo, o que o faria, isoladamente, o técnico mais vencedor do Nacional.



Texto Anterior: Luxemburgo só espera título na próxima rodada
Próximo Texto: Quebra de tabu deixa time ansioso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.