São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 2006

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Neta de Dualib lucra sem contrato

Apesar de não ter renovado com o Corinthians, empresa de Carla Dualib fatura até R$ 866 mil com negócios do clube

SMA segue dando as cartas em negociações de produtos licenciados e contratos de patrocínio, que por acordo de parceria pertencem à MSI


EDUARDO ARRUDA
RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Sem contrato e sem Kia Joorabchian em seu caminho, a empresa de Carla Dualib continua a lucrar com o Corinthians, que passa por crise financeira.
A neta de Alberto Dualib, o presidente do clube, prossegue dando as cartas nas negociações de produtos licenciados e de patrocinadores, que pertencem à MSI por contrato. Só nas últimas semanas, sua agência de marketing esportivo, a SMA, faturou R$ 866 mil em comissões da Nike e da Abril.
Os valores correspondem à intermediação dela na renovação do contrato de patrocínio com a empresa norte-americana de material esportivo, que renderam cerca de R$ 500 mil, e a um acordo com a editora para o lançamento de vários produtos, cuja comissão foi de R$ 366 mil, segundo cartolas do clube do Parque São Jorge.
Para acertar com a Abril por quatro anos, Carla Dualib descartou acordo com outra editora, a Panini. A decisão irritou são-paulinos, santistas e palmeirenses, que preferiam fechar com a multinacional italiana, e coloca em risco o G4, grupo de marketing dos quatro maiores clubes paulistas criado em 2004 para alavancar acordos com a marca das equipes.
Atualmente, o G4 tem negócios com 40 empresas.
A empresa da neta de Dualib é a representante corintiana no grupo. A MSI reclama que não conseguiu fazer valer o seu direito e tomar parte do G4.
Quem também está alijado das decisões do departamento é o vice-presidente de marketing corintiano, Jorge Kalil. Procurado pela reportagem, ele não quis comentar o assunto.
Além do acordo com a Abril, a SMA deve anunciar acerto com a Coca-Cola e a Kaiser por valores que chegam a US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 3 milhões) por um período de cinco anos. Com o negócio, haverá exclusividade na comercialização de bebidas nos restaurantes e bares nas dependências do clube.
Além disso, deve ser construído um novo restaurante dentro do Parque São Jorge. Essa transação tem participação do vice-presidente de comunicação do Corinthians, Flávio Adauto, que iniciou as negociações com a empresa.
Carla Dualib ganha também com todos os produtos licenciados com a marca Corinthians, que vão de bonés a lustres -os royalties chegam a 10%. Ela também leva 15% do valor gerado com a rede de franquias de escolinhas do clube, chamada Chute Inicial.
Isso tudo sem ter renovado o contrato, vencido no início deste ano, com o Corinthians.
Mesmo assim, a SMA nunca esteve tão presente no Parque São Jorge. Quatro de seus funcionários foram contratados pelo clube e trabalham no departamento de marketing.
Todos esses fatos geraram insatisfação com as atividades da neta de Dualib no Parque São Jorge. Alguns cartolas até defendem a MSI nessa questão.
Por conta da atuação da neta de Dualib, a parceira pode alegar que o contrato foi descumprido. De fato, pelo acordo, somente a MSI tem direito de explorar os produtos licenciados e firmar patrocínios.
Apesar de não ter renovado o com a SMA, após três anos de vínculo, Dualib não demonstra interesse em afastar sua neta do marketing corintiano.
A MSI, presidida por Kia, disse por meio de sua assessoria que não comentaria o assunto.
A SMA e o Corinthians também não responderam aos questionamentos feitos, por e-mail, pela reportagem.


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