São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanha fica a uma vitória do título da Davis

Em casa, argentinos perdem partida de duplas e precisam vencer as duas de simples de hoje para conquistar torneio pela 1ª vez

DA REPORTAGEM LOCAL

Em um jogo tenso e cheio de alternativas, Fernando Verdasco e Feliciano Lopez venceram ontem David Nalbandian e Agustin Calleri, de virada, em Mar del Plata, e deixaram a Espanha a uma vitória de seu terceiro título da Copa Davis.
Em desvantagem no placar do confronto (1 a 2), os argentinos precisam vencer os dois jogos de simples que encerram o confronto hoje para conquistar a Davis pela primeira vez.
"Foi inesquecível jogar com a torcida cantando daquele jeito. Mesmo com a torcida empurrando a Argentina, foi muito prazeroso", afirmou Feliciano Lopez, depois do triunfo por 3 sets a 1 (5/ 7, 7/5, 7/6 e 6/3) em três horas e 19 minutos.
Derrotado, Nalbandian deixou o estádio Ilhas Malvinas sem conceder a obrigatória entrevista coletiva pós-jogo e será multado pela ITF (Federação Internacional de Tênis) -o valor pode alcançar US$ 10 mil.
Durante a partida, o tenista argentino reclamou de uma suposta interferência da torcida.
No terceiro set, após estar com a desvantagem de 1 a 5, a dupla argentina reagiu e levou a parcial para o tie-break.
Os anfitriões venciam o desempate por 5 a 1, com Nalbandian no serviço, quando uma mulher sentada na área destinada aos espanhóis gritou, o que teria desconcentrado o argentino. Verdasco e Lopez fizeram seis pontos seguidos e venceram o segundo set.
O jogo chegou a ser paralisado por alguns minutos durante o tie-break já que torcedores dos dois lados ficavam se provocando e faziam barulho durante a disputa de pontos.
"Foi duro estar na frente por 5 a 1 e depois ter que ir até o tie-break. Mentalmente foi muito difícil, mas foi a chave da vitória", afirmou Verdasco.
O capitão da Espanha, Emilio Sanchez Vicario, concordou com a análise de seu jogador. "O terceiro set foi cheio de emoções diferentes. Teve um final incrível e nos deu confiança para seguir adiante."
Os espanhóis não tiveram grande dificuldade no quarto set. Puderam desperdiçar dois match points antes de fechar a partida e alcançar a vantagem no confronto decisivo.
Além da pressão de ter que vencer os dois jogos de hoje, a Argentina, que não perde um confronto em casa desde 1998, tem outro problema sério.
Seu tenista número um, Juan Martin del Potro (nono do ranking), sofreu uma contratura muscular na perna direita na derrota para Lopez, anteontem, e é dúvida para hoje.
Se Del Potro não puder jogar, Calleri (60º do mundo) ou Jose Acasuso (48º) enfrenta David Ferrer (12º) no jogo que abre a programação de hoje.
Na segunda partida, estão escalados Nalbandian (11º) contra Lopez (31º), até agora o grande nome da decisão.
"Estes jogos são muito especiais, quando você joga por seu país", afirmou. "Eu não esperava vencer ontem [anteontem] e não esperava vencer hoje [ontem]", brincou o tenista.
Com agências internacionais



NA TV - Final da Copa Davis
Sportv 2, ao vivo, às 12h




Texto Anterior: Barueri: Time bate América e joga elite em 2009
Próximo Texto: Vôlei: Zebra, Minas enfrenta Rio em primeira final
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.