São Paulo, segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

deixou chegar

São Paulo e Fla tropeçam, e taça fica entre quatro

Líder cai no Engenhão em jogo de duas viradas, mas segue na ponta da tabela após um empate sem gols no Maracanã

Inter derrota o Atlético-MG fora de casa e entra na luta, que vê o Palmeiras de novo com chances de assumir a liderança já no domingo

André Durão/UOL
Jogadores do São Paulo se abraçam na derrota para o Botafogo

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem temia que o São Paulo rumasse tranquilo rumo ao tetra brasileiro pode respirar aliviado. O Brasileiro chegará à penúltima rodada indefinido e com quatro times na disputa.
O que não falta nos pontos corridos neste ano é emoção. O São Paulo saiu perdendo no Engenhão por 1 a 0 para um desesperado Botafogo, virou para 2 a 1 e saiu de campo derrotado por 3 a 2. Parou nos 62 pontos, só um a mais que o Flamengo e três a mais que Palmeiras e Inter, recentemente dado como "mortos" na luta pelo título.
O Flamengo, com mais de 80 mil torcedores por trás, não passou de um 0 a 0 no Maracanã com o Goiás e desperdiçou a chance de assumir a liderança -ainda são "apenas" cinco os times que estiveram em primeiro lugar nesta temporada.
Prova de que é o campeonato mais equilibrado desde 2003, quando teve início o sistema de disputa atual, o Palmeiras, em quarto lugar, pode recuperar a liderança no próximo final de semana. Pega o Atlético-MG no Parque Antarctica (é o único do G4 que atua em casa), mas, em contrapartida, pode também sair da zona da Libertadores se for derrotado mais uma vez.
A chance de o campeão sair na próxima rodada é bem remota. Para isso, o São Paulo precisa vencer no Serra Dourada o Goiás e torcer por derrota do Flamengo para o rival Corinthians, jogo que acontecerá em Campinas, e por ao menos empates de Palmeiras e Inter.
Quem mais lucrou na rodada foi exatamente o time gaúcho, que, além de se firmar de vez no G4 com o 1 a 0 no Mineirão diante do Atlético-MG, assumiu a terceira posição e, com dois jogos bem acessíveis nas rodadas finais, volta a ter boa chance de título -a equipe pega o Sport, já rebaixado, fora, e o Santo André, no Beira-Rio.
Agora, todos os times fazem um jogo em seus domínios e uma partida fora. O São Paulo, porém, perdeu o mando de campo contra o Sport por invasão de campo de um torcedor -a decisão pode ser mudada nesta semana pelo STJD.
Os dois rivais mineiros ainda lutam pela Libertadores. Ambos têm 56 pontos e chances de entrar no G4 na próxima rodada -o Atlético-MG supera o Cruzeiro apenas no saldo de gols (4 contra 1). O Avaí, derrotado ontem pelo Santo André (2 a 4), parou nos 53 e não pode mais alcançar a Libertadores.
O líder do campeonato tem apenas 57,4% de aproveitamento. Se vencer seus dois jogos, será campeão com só 59,6%, o pior índice de um vencedor nos pontos corridos.

Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.