São Paulo, Quinta-feira, 23 de Dezembro de 1999


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FUTEBOL
Recurso tecnológico pode ser usado nas transmissões dos jogos a partir de 2000 e revolucionar o setor
Fifa decide liberar publicidade virtual


RODRIGO BUENO
da Reportagem Local

A Fifa, máxima entidade do futebol, decidiu ontem liberar a publicidade virtual durante as transmissões das partidas.
A publicidade virtual, recurso tecnológico já desenvolvido pelas principais emissoras de TV do mundo, poderá ser utilizada a partir de 1º de janeiro de 2000.
O Comitê Executivo da Fifa vem estudando o tema desde o início do ano. A idéia inicial era aprovar a publicidade virtual já no meio do ano, no Mundial feminino, nos EUA, país que desenvolveu bastante a tecnologia, que dá ao telespectador a impressão de que há material publicitário no campo.
A máxima entidade do futebol, porém, colocou restrições no uso da publicidade virtual.
Dentro de campo, não pode ser feita qualquer inserção de imagens durante o jogo -antes, no intervalo e depois do jogo, pode haver publicidade virtual no círculo central e nas grandes áreas.
Fora de campo, qualquer espaço publicitário já utilizado e áreas planas e vazias poderão ser aproveitados pelas emissoras. A Fifa exige autorização dos organizadores, detentores dos direitos de transmissão, emissoras e anunciantes para a publicidade virtual.
Qualquer violação das regras resultará na aplicação de punições.
""Demorou muito para as regras da publicidade virtual ficarem prontas. A liberação dada pela Fifa reflete o rápido desenvolvimento do setor, bem como a necessidade de adaptá-lo à realidade atual", disse Michel Zen-Ruffinen, secretário-geral da Fifa.
A Fifa está enviando às suas federações filiadas as regras sobre o uso da publicidade virtual. Há um pedido para que as emissoras de cada país sejam informadas com urgência sobre as regras.
A ISL, empresa suíça de marketing esportivo, já fez estudo sobre o impacto da publicidade virtual para a Fifa. Na Copa de 98, a receita da Fifa com publicidade foi de aproximadamente US$ 900 milhões. Com a publicidade virtual, a Fifa poderia, até 2010, ter um aumento de 500% nesse valor.
A próxima Copa será na Coréia do Sul e no Japão, países que devem explorar muito a tecnologia.


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