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FUTEBOL
Recurso tecnológico pode ser usado nas transmissões dos jogos a partir de 2000 e revolucionar o setor
Fifa decide liberar publicidade virtual
RODRIGO BUENO
da Reportagem Local
A Fifa, máxima entidade do futebol, decidiu ontem liberar a publicidade virtual durante as transmissões das partidas.
A publicidade virtual, recurso
tecnológico já desenvolvido pelas
principais emissoras de TV do
mundo, poderá ser utilizada a
partir de 1º de janeiro de 2000.
O Comitê Executivo da Fifa vem
estudando o tema desde o início
do ano. A idéia inicial era aprovar
a publicidade virtual já no meio
do ano, no Mundial feminino, nos
EUA, país que desenvolveu bastante a tecnologia, que dá ao telespectador a impressão de que há
material publicitário no campo.
A máxima entidade do futebol,
porém, colocou restrições no uso
da publicidade virtual.
Dentro de campo, não pode ser
feita qualquer inserção de imagens durante o jogo -antes, no
intervalo e depois do jogo, pode
haver publicidade virtual no círculo central e nas grandes áreas.
Fora de campo, qualquer espaço publicitário já utilizado e áreas
planas e vazias poderão ser aproveitados pelas emissoras. A Fifa
exige autorização dos organizadores, detentores dos direitos de
transmissão, emissoras e anunciantes para a publicidade virtual.
Qualquer violação das regras resultará na aplicação de punições.
""Demorou muito para as regras
da publicidade virtual ficarem
prontas. A liberação dada pela Fifa reflete o rápido desenvolvimento do setor, bem como a necessidade de adaptá-lo à realidade
atual", disse Michel Zen-Ruffinen, secretário-geral da Fifa.
A Fifa está enviando às suas federações filiadas as regras sobre o
uso da publicidade virtual. Há um
pedido para que as emissoras de
cada país sejam informadas com
urgência sobre as regras.
A ISL, empresa suíça de marketing esportivo, já fez estudo sobre
o impacto da publicidade virtual
para a Fifa. Na Copa de 98, a receita da Fifa com publicidade foi de
aproximadamente US$ 900 milhões. Com a publicidade virtual,
a Fifa poderia, até 2010, ter um aumento de 500% nesse valor.
A próxima Copa será na Coréia
do Sul e no Japão, países que devem explorar muito a tecnologia.
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