São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio se destaca no mata-mata, e SP, no ponto corrido

Desde 2003, clubes cariocas têm sido dominantes na Copa do Brasil, enquanto os paulistas comandam o Brasileiro

Em 2008, Estados terão chances iguais de pontuar no Ranking Folha, já que cada um tem dois clubes na disputa da Libertadores


Ricardo Nogueira - 25.nov.07/Folha Imagem
O goleiro Rogério, do São Paulo, ergue o troféu do Brasileiro


DA REPORTAGEM LOCAL

Nas duas principais competições nacionais que contam pontos para o Ranking Folha do futebol, os clubes cariocas mandam no mata-mata, e os paulistas, nos pontos corridos.
Em 2007, o Fluminense foi o campeão da Copa do Brasil, e o São Paulo triunfou no Brasileiro. Ambos confirmaram a tendência dos últimos cinco anos, quando teve início a era dos pontos corridos no Nacional.
Nesse período, foram dois títulos dos cariocas no torneio eliminatório (e quatro vices). Dos 125 pontos em jogo pela Copa do Brasil, 70, ou 56%, ficaram com times do RJ. Domínio mais forte tem o futebol paulista no Brasileiro em dois turnos. Das cinco edições com a fórmula, foram quatro títulos do Estado e dois vices, ou 65% dos pontos oferecidos pela competição no Ranking Folha.
Para 2008, porém, os cariocas terão que superar a mesma dificuldade que os paulistas têm na Copa do Brasil. Classificados para a Libertadores, Flamengo e Fluminense não jogam o torneio em mata-mata. Nos últimos anos, como emplacou muitos representantes no torneio continental, os paulistas sempre desfalcaram a Copa do Brasil.
A disputa entre os dois Estados promete ser quente em 2008, com Flamengo e Fluminense de volta à Libertadores. Ambos contrataram reforços com fama e mantiveram os treinadores do ano passado.
SP também terá dois times no torneio (São Paulo e Santos) -o Cruzeiro é o "intruso".


Texto Anterior: Ranking 2007
Próximo Texto: Tire suas dúvidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.