São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TIRE SUAS DÚVIDAS

1 - Por que o Corinthians, rebaixado à Série B, não caiu de posição?
O Ranking Folha tem como meta uma perpectiva histórica, levando em conta conquistas dos clubes desde suas fundações. O fato de um grande cair para a segunda divisão não apaga isso. Em compensação, diminui as chances desses times somarem pontos enquanto estiverem fora da elite, já que o ranking tem como meta premiar a excelência, e torneios de divisões inferiores têm como função servir de acesso.

2 - Quais são os torneios considerados na lista?
Para entrar no ranking, um torneio precisa ter cunho oficial e seqüência. Assim, os disputados só uma vez e sem perspectiva de novas edições, como os supercampeonatos feitos em alguns Estados em 2002, são desconsiderados e o triunfo do Vasco em um torneio sul-americano em 1948. Como não conseguiu aval da Fifa para transformar a Copa Rio em um Mundial, o Palmeiras não poderá contar com esses pontos.

3 - Quem entra no ranking nacional?
Só quem somou pontos por competições nacionais, o que aconteceu com o Figueirense pela primeira vez em 2007. Isso serve como um filtro. Existem clubes com grande predomínio em seus Estados mas que nunca triunfaram fora. Se entrassem neste ranking, ocupariam posições de destaque mesmo sem projeção nacional.

4 - Quais são as fontes usadas para a lista?
Em torneios nacionais e internacionais, as fontes são fartas. No caso de alguns Estaduais, a Folha solicita, quando não existem fontes confiáveis, resultados oficiais às federações, mas nem todas têm uma lista completa sobre os vices.

5 - Por que os Estaduais de Rio e SP valem mais?
Dos 37 Brasileiros, 26 ficaram com paulistas e cariocas. Rio e São Paulo possuem quatro e cinco times, respectivamente, que já conquistaram o Nacional. Na história, o Paulista teve 16 campeões, e o Estadual do Rio, 8. Das 13 Libertadores que o futebol brasileiro já ganhou, 8 foram com clubes paulistas ou cariocas.

6 - Por que o Rio-SP também é considerado?
O primeiro interestadual foi embrião do Brasileiro e o mais importante torneio do país por duas décadas. Não considerá-lo por não dar a chance a times de outros Estados é esquecer a história da primeira grande fase do futebol do país. Com a inclusão das copas regionais por todo país (hoje desativadas), todos passaram a poder pontuar nesse tipo de evento.

7 - Por que o Flamengo tem quatro títulos do Brasileiro, e não cinco?
A Folha segue a CBF, que aponta o Sport campeão de 1987. Flamengo e Inter evitaram o confronto com Sport e Guarani.

8 - Por que torneios de um jogo, como o Mundial interclubes (o antigo), não dão pontos ao vice?
Toda equipe que participa de um torneio como esse já foi bonificada, pois reúne vencedores de eventos prévios. Não seria lógico ter um time pontuando onde só fracassou.


Texto Anterior: Rio se destaca no mata-mata, e SP, no ponto corrido
Próximo Texto: Tênis tem menor número de caras novas em 25 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.