São Paulo, quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FUTEBOL

RODRIGO BUENO - rodrigo.bueno@grupofolha.com.br
@RodrigoBuenoFSP


Os melhores da década nos fazem refletir agora

NÃO SEI se me enquadro entre os colunistas da casa ou entre Los Gringos, mas, pelo gosto para eleger a melhor seleção da década, estou mais para Couto, PVC e Tostão, três geniais brasileiros.
A Espanha conseguiu no período uma Euro e uma Copa mantendo um estiloso padrão de jogo. Porém a equipe de 2008, com Luis Aragonés no comando, foi mais vistosa e escorregou menos. Os gringos Palladini e Siza concordam com isso.
Quem seria o jogador da década? Sem o temor de elegê-lo pelo calor dos últimos dias e meses, Messi, recordista de gols num ano na Espanha. Ronaldinho foi comparado certa vez com Garrincha e Maradona. Para mim, hoje não há mais comparação entre Ronaldinho e Messi. O argentino, autor do gol da década (contra o Getafe, em 2007, "plagiando" Maradona em 86), ganhou os anos 00 por também personificar o clube do período.
O Barcelona enfim foi campeão mundial, enfim ganhou mais títulos da Copa dos Campeões que o Real Madrid numa década e fez frente ao rival e a outros gigantes em popularidade mundial e faturamento.
Cartola da década? Não é o caso de dizer melhor, mas o mais emblemático. Roman Abramovich, um magnata russo, transformou um time médio de Londres em potência global (o Inglês é a liga nacional da década) e apostou em Mourinho (técnico da década). Triunfou com a Rússia como sede da Copa-2018. Ícone da "bola".
Outro rosto que não joga e que marcou os últimos dez anos foi um italiano de nome razoavelmente fácil (Pierluigi Collina) e careca inconfundível. É o árbitro da década, midiático como ela.
Devido à mídia, é fácil dizer que "o" jogo do período é o Liverpool 3 x 3 Milan ou a Batalha dos Aflitos, mas eu fico com Excelsior 6 x 6 Haaglandia/Winston pela Copa da Holanda no ano passado (o segundo time, praticamente amador, perdeu nos pênaltis, heroico, por 7 a 6).
Não foi a melhor década.


Texto Anterior: Deco também trocou novo país pelo Brasil
Próximo Texto: Réveillon vai desalojar São Silvestre
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.