São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

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Vilão pop

Audiência da NBA dispara depois que o astro LeBron James, detestado nos EUA após fazer um leilão para trocar de equipe, mudou-se para Miami

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

A ida do astro LeBron James para Miami pode ter sido terrível para o seu antigo time, o Cleveland Cavaliers, e para a imagem dele (é hoje um dos atletas mais odiados dos EUA), mas está sendo ótima para as TVs que passam a NBA, a liga profissional norte-americana de basquete.
A audiência da liga cresceu 30% na temporada 2010/2011, e cinco dos dez jogos de basquete mais vistos na ESPN na década passada foram registrados nos últimos meses do ano passado.
Grande parte desse crescimento passa pelo cestinha LeBron e pelo Miami Heat.
Seja pelo ódio que a sua saída gerou, seja pela qualidade do time (que reúne ainda Dwyane Wade e Chris Bosh, dois dos melhores jogadores da NBA), a audiência das partidas do Heat avançou quase 70%.
LeBron, 26, que jogava nos Cavaliers -time de Ohio, Estado em que nasceu- desde a sua estreia na NBA, em 2003, trocou de equipe na metade do ano passado.
Isso após fazer um leilão e anunciar a sua decisão de ir para o Heat em um programa de TV de uma hora criado especialmente para isso.
No programa, chamado de "A Decisão", LeBron tornou famosa a frase "estou levando meu talento para o sul da Flórida", onde está Miami.
E gerou a ira de torcedores nos EUA, especialmente em Cleveland, indignados com o fato de ele ter usado uma hora na TV para o que consideraram uma humilhação.
No Brasil, também repercutiu mal o leilão estabelecido por Ronaldinho, 30, que decidiu ir para o Flamengo depois de negociações simultâneas de seu irmão e empresário com o clube carioca e com Palmeiras e Grêmio.
"A Decisão" recebeu críticas de David Stern, o homem forte da NBA, para quem LeBron foi mal aconselhado.
O cartola, no entanto, admitiu depois que a audiência do programa e a expectativa pelo desempenho do atleta no Heat estimularam o aumento do interesse pela NBA.
O cestinha, que era um dos atletas mais idolatrados dos EUA, passou a ser o sexto mais detestado no país, segundo pesquisa recente.
Além disso, o ressurgimento ou as boas campanhas de times de grande mercado, como Chicago Bulls, New York Knicks, Los Angeles Lakers e Boston Celtics, também colaboraram para o aumento da audiência.
Com LeBron, o Heat tem a quarta melhor campanha desta temporada na NBA. Já os Cavaliers, do brasileiro Anderson Varejão, que está lesionado e fora da temporada, é o último colocado.
No ano passado, a equipe de Ohio terminou a fase classificatória da NBA com a melhor campanha, mas caiu ante os Celtics nos playoffs.


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