São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maracanã se torna set de filmagem

Fla Filmes, produtora dedicada ao clube, registra hoje decisão da Taça Guanabara, contra o Botafogo

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

A final da Taça Guanabara vai virar um set de filmagens. Primeira produtora de cinema de um clube brasileiro, a Fla Filmes vai aproveitar a decisão do primeiro turno do Estadual do Rio para registrar cenas para o seu ""filme-incógnita". Desde o início da tarde, os diretores Pedro Asbeg e Renato Martins vão filmar da arquibancada do Maracanã o confronto do time da Gávea contra o Botafogo.
""A intenção é documentar e lançar vários filmes sobre a história do clube. Estas cenas de domingo [hoje] deverão fazer parte de uma novo produto. Para isto, o time tem que conquistar o Estadual", disse Diogo Dahl, um dos idealizadores da Fla Filmes e produtor-executivo de ""O Coronel e o Lobisomem" e ""Brasília 18%".
No início do mês, a produtora lançou os documentários ""Conte Comigo Mengão-Estadual-07" e ""É Campeão!-Copa do Brasil-06". Os média-metragens mostram os bastidores de campanhas vitoriosas e já estão no camelódromo do Rio.
Em exibição em apenas um cinema no Rio (o escondido Cine Glória), a produção, que está em cartaz há três semanas, atrai em média cerca de 480 espectadores por fim de semana.
A cooperativa reúne profissionais de destaque no mercado cinematográfico, como os ""beneméritos" Lula Carvalho, diretor de fotografia de ""Tropa de Elite", e Leandro Lima, técnico de som de ""Tropa de Elite" e ""Diários de Motocicleta".
"Queremos impor qualidade cinematográfica nestes documentários. Até agora, quase todos os trabalhos com clubes de futebol são uma cansativa exibição de gols", disse Dahl.
No ""Conte Comigo Mengão", os cineastas abriram espaço para os torcedores também gravarem as cenas, captadas de muitas formas, desde celulares até câmeras digitais, e em vários pontos no estádio. A partir daí, foi feita uma seleção.
A Fla Filmes tem o apoio do clube, mas ainda não conseguiu patrocínio. Caso o projeto tenha êxito, o Flamengo ganhará uma participação nos royalties das vendas nas bilheterias dos cinemas e nas locadoras.
Os dois filmes tiveram um orçamento baixo -cada um custou cerca de R$ 30 mil.
O terceiro documentário já está sendo finalizado. Será sobre a Copa União, em 1987.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Fla ainda não pagou salário de janeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.