São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2008

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Massa erra e permanece zerado

Falha em curva, quando estava em 2º, tira brasileiro de prova vencida pelo companheiro Raikkonen

Piloto segue sem pontuar em 2008, após ter largado na pole position na Malásia e encerrar corrida com sua Ferrari na caixa de brita


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SEPANG

O relógio marcava 15h54 na Malásia quando o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, fez um movimento brusco em frente ao monitor instalado no "pit wall" da escuderia italiana.
Pelo segundo final de semana seguido, Felipe Massa descia do carro antes de completar uma corrida. Com o F2008 atolado na caixa de brita, o brasileiro levou as mãos à cabeça.
"Entrei na curva 6 forte demais, acabei pegando uma zebra e senti uma coisa estranha no carro", explicou Massa mais tarde, mas não menos abatido depois de ver seu companheiro de time, Kimi Raikkonen, vencer o GP, seguido por Robert Kubica e Heikki Kovalainen.
"Quando entrei na curva seguinte, eu não estava nem na metade da aceleração ainda, e o carro escapou de traseira. Perdi a traseira, mas não sei explicar o porquê. Talvez tenha sido por causa daquela zebra."
Com a voz pausada e menos entusiasmado que de costume, o brasileiro prosseguiu, como que tentando se convencer do que dizia. "Com certeza não é o início de campeonato que eu esperava, mas ainda temos 16 corridas. Agora é levantar a cabeça e pensar na próxima."
Depois de um final de semana fatídico na Austrália, quando nenhum de seus carros cruzou a linha de chegada, tudo parecia correr para a redenção da Ferrari ontem em Sepang.
Massa largou da pole pela décima vez -a segunda seguida na Malásia-, seguido por Raikkonen. O campeão tentou assumir a ponta na largada, mas o brasileiro manteve a dianteira.
"Larguei um pouco melhor, mas, como sabia que teria uma volta a mais que ele para o pit stop, preferi não arriscar", explicou Raikkonen, que há exatos cinco anos vencia pela primeira vez na F-1 neste circuito.
A dupla ferrarista disparou e passou a abrir vantagem para quem vinha atrás. Massa foi o primeiro a fazer seu pit, na 17ª volta -àquela altura, tinha 1s9 de folga para Raikkonen.
O finlandês aproveitou o tempo a mais na pista para fazer sua melhor volta até então. Fez sua parada e, quando retornou, já estava à frente do companheiro de equipe.
"Eu tinha aberto uma vantagem pequena para o Kimi antes do pit, mas, quando ele voltou, eu ainda estava com os pneus muito novos e esfarelando um pouco", justificou Massa, que continua sem pontuar em 2008 e está 11 pontos atrás do companheiro no campeonato.
Com Kubica 14s atrás do brasileiro após a primeira janela de paradas, uma dobradinha ferrarista parecia uma questão de tempo. Mas, na 31ª volta, sem ser ameaçado por ninguém, já com 21s de folga em relação ao piloto da BMW, Massa perdeu o controle do carro.
"O que aconteceu com o Felipe foi que ele fez a curva 6 muito aberta, subiu na zebra e o carro "travou". O balanço aerodinâmico foi todo para a frente do carro, e ele acabou saindo de traseira na curva 7", disse Luca Colajanni, assessor da Ferrari, que fez questão de parar de mesa em mesa na sala de imprensa do circuito malaio para dar a versão oficial da equipe. "Isto é o que temos até agora."
Com Massa fora do GP, Kubica assumiu o segundo posto e Kovalainen, que estava em quarto após a primeira rodada de pits, pulou para terceiro.
As posições permaneceram inalteradas até a bandeirada final do GP da Malásia.
"Estamos muito felizes pelo Kimi, mas igualmente desapontados com o abandono do Felipe, que nos privou de uma possível dobradinha", afirmou Domenicali. "Pelo menos mostramos do que o time é capaz."
Esta foi a 16ª vitória do fin- landês, a sétima pela Ferrari.


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